Naftasérie... AS AVENTURAS DE RIN TIN TIN

Nos anos 50 e 60, antes da febre dos heróis mascarados e das superproduções de Hollywood, a TV americana conquistou o coração do público com uma série simples, mas cheia de aventura, coragem e amizade: AS AVENTURAS DE RIN TIN TIN. Produzida nos anos 50, a série nos levava ao Velho Oeste, onde um garoto órfão e seu fiel pastor-alemão viviam emocionantes histórias ao lado da tropa da Cavalaria dos EUA. No Brasil, a produção marcou gerações, sendo exibida em diferentes épocas e deixando um rastro de pura nostalgia para quem cresceu vibrando com as façanhas deste corajoso pastor alemão. Lembrou? Não faz idéia que série é esta? Não tem problema! Fique conosco e embarque em mais uma viagem nostálgica. Divirta-se!


SINOPSE: A trama acompanha Rusty, um jovem órfão sobrevivente de um ataque indígena, que é acolhido pela 101ª Companhia de Cavalaria do Exército Americano no Forte Apache. Ao lado de seu inseparável cão Rin Tin Tin — inteligente, ágil e sempre pronto para ajudar — Rusty vive aventuras enfrentando fora-da-lei, exploradores e perigos típicos do Velho Oeste. Com coragem e astúcia, a dupla ajuda a manter a paz na região, criando um vínculo inquebrável com seus amigos soldados e mostrando que lealdade e amizade podem vencer qualquer desafio.



Título: AS AVENTURAS DE RIN TIN TIN
Título Original: The Adventures of Rin Tin Tin
País: EUA
Ano: 1954-1959
Emissora: ABC
Gênero: Aventura Infanto-juvenil / Western
Criador/Produtor: Herbert B. Leonard
Elenco Principal
- Lee Aaker - Cabo Rusty 
- James Brown - Tenente Ripley 'Rip' Masters
- Rin Tin Tin IV/Flame, Jr. - Rin Tin Tin
- Joe Sawyer - Sgt. Biff O'Hara
- Rand Brooks - Cpt. Randy Boone
- William Forrest - Major Swanson
- Hal Hopper - Clark
- John Hoyt - Cel Barker
- Harry Strang - Sheriff
- Dean Fredericks - Komawi
- Mildred von Hollen - Mrs. Barrington
- George Keymas - Black Billy
Diretores: Robert G. Walker e William Beaudine
Empresa produtora: Screen Gems
Episódios: 164, com duração média de 20 minutos, distribuídos em 5 temporadas



DUBLAGEM brasileira:
Estúdio: AIC - São Paulo
- Lee Aaker - Cabo Rusty = Dênis Carvalho / Maria Inês Nodial / Zezinho Cutolo
- James Brown - Tenente Ripley 'Rip' Masters = Ronaldo Baptista
- Joe Sawyer - Sgt. Biff O'Hara = Marcelo Ponce
- Rand Brooks - Cpt. Randy Boone = Waldyr de Oliveira
- William Forrest - Major Swanson = Newton Sá



Rin-Tin-Tin de fato existiu e nasceu em 1918 em uma trincheira durante a Primeira Guerra Mundial, na França. Ele foi resgatado por Lee Duncan, um soldado americano, que o levou para os Estados Unidos após o término da guerra. Lá, Duncan treinou Rin-Tin-Tin para realizar uma variedade de truques e habilidades.


A carreira de Rin-Tin-Tin no cinema começou em 1922, quando ele fez sua primeira aparição em um filme mudo chamado "The Man from Hell's River". Seu talento e carisma fizeram dele um sucesso instantâneo, e ele rapidamente se tornou uma estrela em ascensão.


Ao longo de sua carreira, Rin-Tin-Tin apareceu em mais de 30 filmes, incluindo "Clash of the Wolves" (1925) e "The Lone Defender" (1930). Seus filmes eram conhecidos por suas cenas de ação emocionantes, onde Rin-Tin-Tin enfrentava perigos como vilões, animais selvagens e desastres naturais.


Rin-Tin-Tin também conquistou corações fora das telas. Ele fez aparições em eventos públicos e se tornou uma figura querida pelos fãs. Sua fama perdurou mesmo após sua morte, e seu legado continuou através de seus descendentes, que assumiram o nome e o papel de Rin-Tin-Tin em produções subsequentes.


Ao longo dos anos, Rin-Tin-Tin recebeu várias homenagens, incluindo uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Sua história e legado permanecem como um exemplo duradouro do impacto positivo que os animais podem ter na indústria do entretenimento e na cultura popular.


No Brasil a série foi exibida primeiro pela Record em 1961 conseguindo grande sucesso e gerando uma série de produtos ligados a série como bonecos, revistas e miniaturas do Forte Apache. Em 1966 a Tupi adquiriu os direitos de exibição, mais tarde retornando a Record onde foi exibido até 1972. No início dos anos 80, pela Bandeirantes e posteriormente nos anos 90 seria reprisado pelo canal a cabo Warner retornando depois a Record, mas sem o mesmo sucesso de anos antes. 


OUTRAS CURIOSIDADES:
  • O Rin-Tin-Tin original ganhou uma estrela na calçada da fama na Saint Vine 1623;
  • Mesmo depois da morte de Lee Duncan em 1960, a linhagem do Rin-Tin-Tin original teve continuidade com uma criadora do Texas de nome Jannettia Brodsgaard Propps que continuou a cruzar e gerar descendentes dos filhotes o cão original com sua neta Daphne dando continuidade depois de seu falecimento, tendo hoje vários descendentes do Rin-Tin-Tin original; 
  • Nos anos 20 o sucesso financeiro que Rin-Tin-Tin gerava suplantava atores consagrados como John Barrymore; 
  • Rin-Tin-Tin é citado na música "Who Are You" da banda The Who que também foi tema de abertura da série "CSI: Crime Scene Investigation"; 
  • O ator James Brown que interpretava o Tenente Rip Masters foi contratado nos anos 70 para fazer a abertura da série quando foi reprisada; 
  • Três (3) cães interpretaram Rin-Tin-Tin no seriado sendo o Rin-Tin-Tin Jr. o mais usado, inclusive nas cenas de ação.


Gostou deste post?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nossa página no Facebook. 
Junte-se a família "NAFTALINA NERD", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
 
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

TOP 5 - MELHORES SÉRIES DE FAROESTE DE TODOS OS TEMPOS. (LISTA 3)

NAFTASÉRIE: "PROCURADO: MORTO OU VIVO" - SÉRIE DE FAROESTE COM STEVE MCQUEEN!!

FILMES INESQUECÍVEIS: "MATAR OU MORRER" - FAROESTE EM TEMPO REAL!

"O ESTRANHO SEM NOME" - O MAIS PRÓXIMO QUE CLINT EASTWOOD CHEGOU DO SOBRENATURAL.

NAFTASÉRIE | BONANZA

NAFTASERIE: "O HOMEM DE VIRGINIA" - A TERCEIRA SÉRIE DE FAROESTE MAIS LONGA DA TV

NAFTASÉRIE: GLENN FORD É A LEI

    Postar um comentário

    0 Comentários