TOP 5 - MELHORES SÉRIES DE FAROESTE DE TODOS OS TEMPOS. (LISTA 3)

O NAFTALINA NERD, o seu blog de nostalgia com cheirinho de saudade não perde uma chance de resgatar a memória daquela doce época quando o mundo era mais simples e o nosso prazer era ver o herói derrotar o vilão. E se tem algo que nos dava esse gostinho, foram as empolgantes séries de Faroeste. E, como já tivemos dois (2) posts anteriores (AQUI) que fizeram muito sucesso com nossos leitores, decidimos apresentar mais uma seleção com outros cinco (5) seriados de BANG BANG. Claro que, esta lista é apenas a terceira de várias outras que haverão de vir. Por isso não fique triste, se ainda não falamos da sua série favorita. Tenha um pouco de paciência e não deixe de comentar para sabermos quais as próximas que teremos de resgatar. Então, antes de entrarmos na lista propriamente dita, vamos a umas poucas e breves curiosidades.

O gênero Western surgiu na Literatura do século XIX, contando histórias ambientadas no Velho Oeste Americano, na época do povoamento destas terras selvagens. E já nos livros, a ação representava a maior parte das tramas, sobrando pouco espaço para os diálogos e histórias muito elaboradas.

Com a ascensão do cinema, os filmes de faroeste se popularizaram desde a década de 1930 e foram conquistando o público em geral. Tempos depois, na década de 50, com a chegada da TV, tivemos uma nova etapa para as histórias de cowboys e pistoleiros. Séries como Lone Ranger, Bonanza, Chaparral, O Homem do rifle e tantos outros, fizeram um sucesso estrondoso nas TVs do mundo todo. Somente com o passar das décadas o gênero esfriou. Mas, ainda hoje tem muito marmanjo por aí, com saudades de um bom bang-bang à italiana.

Abaixo você encontra nossa lista com algumas das  séries de Faroeste  que consideramos memoráveis e inesquecíveis. Confira e não esqueça de deixar sua opinião!




01 - LAREDO (1965 - 1967)

A série contava (com bom humor e aventura) as histórias de três homens da Company B Texas Rangers e seu oficial superior. O trio principal era composto por Reese Bennett, Chad Cooper e Joe Riley. Nem todos os membros do grupo eram originalmente homens da lei. Porém, agora todos trabalhavam pelo salário de $40,00 (quarenta dólares), além de todo o equipamento para suas aventuras. Os "mocinhos" passavam mais tempo arranjando encrenca que correndo atrás de bandidos. Eram comuns as disputas por mulheres, a jogatina, as bebedices e claro, as brigas. Situações que, invariavelmente, os levavam a ser repreendidos pelo capitão da companhia. Um dos ganchos de humor era Reese, o mais velho e mais experiente do grupo que era normalmente utilizado pelos outros dois como o ‘bobo da corte’.
Laredo foi outra das séries de TV do gênero western da década de 60, inspirada no sucesso de Bonanza e do Homem de Virginia, apresentado originalmente entre 21 de setembro de 1965 até 7 de abril de 1967, pela rede NBC. O Episódio piloto “We’ve Lost a Train”, na verdade foi um episódio do seriado “O Homem de Virgínia”.
A série foi produzida pela Universal Television e estrelada por Neville Brand , William Smith, Peter Brown e Philip Carey como Texas Rangers. No Brasil esta série foi apresentada na década de 70 pela TV Record.

02 - OS VIOLENTOS (1968/1969)
Os Violentos / Dois contra o Oeste (The Outcasts) conta as aventuras de d
ois caçadores de recompensas, Earl Corey e Jemal David, que se unem após o fim da Guerra Civil americana. Várias dinâmicas percorriam o enredo, já que os dois heróis não eram amigos mas sim sócios na prática, e em alguns momentos o homem branco tinha que decidir se ia para o lado de outros homens brancos ou ficava ao lado de seu parceiro. A dicotomia entre ricos e pobres era muito sutil. Earl Corey vivera em uma fazenda, um homem rico, mas tinha perdido tudo, e Jemal David, por outro lado, tinha sido um escravo que nunca possuira nada, mas agora era bastante próspero, o que causava certa tensão ente ambos.
Foi ao ar originalmente no período de 1968-1969 com um total de 26 episódios. É notável por ser uma das primeiras na televisão ocidental onde um ator negro dividia as atenções de estrela com outro ator em uma mesma série, o que refletia a rápida mudança climática racial nos EUA na década de 60 (a série foi criticada pela "violência excessiva" apresentada na época). 
No Brasil, começou a ser exibida pela Record em 11 de janeiro de 1970, numa sexta-feira, às 23:00 hs. Em 1972, o seriado foi para a Bandeirantes que o colocou num horário nobre com outras séries de faroeste. Ficando na programação até 1974. Em 1977, a Record voltou a exibir os "Dois Contra o Oeste". Após a exibição dos 26 episódios, a série saiu do ar até 1981 quando voltou na "Sessão Bang Bang" e foi exibida até 1983.

03 - PROCURADO: VIVO OU MORTO (1958 - 1961)

Josh Randall (Steve McQueen) é um caçador de recompensas, que as vezes age com bom coração. Ele ajuda seus prisioneiros no caso de falsas acusações, por exemplo. Sua arma preferida é uma espingarda curta Winchester especial ("Mare's Leg"), que carrega como um revólver, num coldre amarrado na perna. Randall foi ex-combatente confederado da Guerra Civil.
Filmada em preto-e-branco, com episódios de 26 minutos, exibida pelo canal CBS no período de 1958 a 1961. Teve 3 temporadas e 92 episódios. No Brasil, estreou via TV Record de São Paulo, no dia 03 de Agosto de 1962, uma sexta-feira, as 20h35.
"Procurado Vivo ou Morto" originou-se na verdade de uma outra série denominada "TrackDown". No episódio "The Bounty Hunter" McQueen participa como convidado vivendo o personagem Josh Randall, que se une ao herói principal (o ator Robert Culp) para capturar um criminoso. Deste episódio - considerado piloto para "Procurado Vivo ou Morto' - nasceu a nova série.

04 - BIG VALLEY (1965 - 1969)

As histórias da série giravam em torno da família Barckley: Victoria (Barbara Stanwyck) , viúva com quatro filhos, era dona do rancho Barckley; Jarrod (Richard Long), o filho mais velho, um advogado; Nick (Peter Breck), responsável em administrar o rancho; e Audrey (Linda Evans), que ajudava no rancho. Também havia Heath Thomson Barkley (Lee Majors), um filho ilegítimo de seu marido com outra mulher. Os Barkley eram donos de minas de ouro, campos de exploração e várias cabeças de gado, sendo a família mais poderosa do Vale de São Joaquim da Califórina. No entanto, seus ricos integrantes não estavam imunes às tribulações da vida, a começar pela matriarca Victoria que lutava como podia para cuidar dos seus filhos.
THE BIG VALLEY ficou conhecido por ser um dos primeiros faroestes a apresentar personagens femininos fortes e determinadas. 
Foi exibido no Brasil em 1966, pela TV Excelsior e ao longo dos anos, foi exibida por algumas outras emissoras. Ainda hoje é lembrada com muito carinho pelos fãs brasileiros, mesmo depois de tanto tempo.


05 - E AS NOIVAS CHEGARAM (1968 - 1970)
A história se passa em 1870, quando os irmãos Jason e Jeremy Bolt estavam prestes a perder sua fazenda e suas terras, pois seus lenhadores se sentiam tristes e desanimados, longe de seus famíliares e por serem a maioria deles solteiros, sofriam de solidão.
Sentindo todo esse problema Jason (Robert Brown), o irmão Bolt mais velho, tem uma ideia, trazer mulheres solteiras que queiram vir para esta região e formar um lar. Em vista disso, Jason procura seu rival Aaron Stampel (Mark Lenard) e pede um dinheiro emprestado para ir até New Bedford, Massachussetts e trazer 100 mulheres para Seattle para se casarem e para tanto faz um acordo com Aaron. Jason teria que trazer 100 mulheres que permanecessem pelo menos por um ano na região, e durante este período deveriam encontrar seu par e se casarem, caso contrário eles perderiam sua fazenda e suas terras para Aaron. Feito o acordo, Jason viaja, encontra as 100 mulheres e as traz para Seatle, conduzidas pela doce Pruitt, a bordo do navio do capitão Clancey (Henry Beckman). Ao chegarem em Seatle, as mulheres começam a conhecer os homens da região e a se tornarem suas noivas. A série gira em torno dessa união, seus problemas principalmente causados por Aaron que faz de tudo para que as mulheres abandonem seu par e a região, para que assim ele possa ficar com suas terras.
E As Noivas Chegaram, também conhecida no Brasil como: "Os Aventureiros", foi uma divertida série de TV no estilo western baseada no filme Sete Noivas para Sete Irmãos ( Seven Brides for Seven Brothers) de 1954, já o seriado foi originalmente exibido entre 1968 e 1970 nos EUA. A trama nos envolvia em dramas, humor, paixões, brigas e reconciliações. Tudo na medida certa e mesmo sendo estilo faroeste e situada num período logo após o fim da Guerra Civil americana, raramente trazia qualquer forma de tiroteio ou violência, limitando-se na maioria das vezes às cenas cômicas. Essencialmente era uma série dirigida às mulheres jovens. Então não era de se estranhar que a maior parte do humor era à custa dos personagens masculinos.

Este foi apenas mais um pequeno post sobre este gênero de seriado que tem inúmeras outras produções que com certeza merecem (e vão!) aparecer por aqui em futuras novas postagens. Porém esperamos, ter conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção do passado.

Gostou de nossa postagem?  

Talvez se interesse por estas outras postagens:

Não esqueça de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.

Aproveite que está por aqui e faça uma visita ao nosso Blog Parceiro: MEMÓRIA MAGAZINE!

Postar um comentário

0 Comentários