VOCE CONHECE... O BESOURO VERDE???


Desta vez, nós do NAFTALINA NERD resolvemos complicar um pouco as coisas. O personagem que decidimos resgatar é o BESOURO VERDE (Green Hornet). Ou seja, pouquíssimo conhecido da turminha mais jovem e até mesmo os antigos, na grande maioria só lembra do seriado de TV dos aos 60, que tinha Bruce Lee como coadjuvante. Então, as origens deste herói estão na década de 30, bem antes do advento dos televisores e não bastasse esse tipo de curiosidade, é bom lembrar que o herói é talvez, o único personagem a ter um antepassado que também já combatia o crime. Pois é, você pode não saber, mas o Besouro Verde é um fenômeno da cultura pop que já se destacou em todos os meios de comunicação: rádio, televisão, quadrinhos, cinema etc.  Curioso? Não perca mais tempo e sirva-se desse banquete de nostalgia. 


Em Janeiro de 1966, rede ABC de Televisão (produzida pela Greenway e Fox) lançou uma série do Batman, estrelada por Adam West como o herói título e Burt Ward como Robin, e a série fez tanto sucesso que a emissora resolveu lançar outro seriado "nos mesmos moldes". Ou seja, uma dupla de "super-heróis" combatendo o crime o cenário urbano. Para tanto, a Rede e TV optou por desenvolver as aventuras do "Besouro Verde", antigo e popular heróis de um programa de rádio. Para viver o personagem contrataram Van Williams que interpreta o Besouro Verde/Britt Reid e Bruce Lee como Kato, o sidekick oriental de poucas palavras e bom de briga. O Seriado foi  lançado em 9 de Setembro de 1966. Mas, ao contrário da adaptação das aventuras do Homem Morcego, o Besouro ganhou uma abordagem um pouco mais séria. A série teve apenas uma temporada com 25 episódios, mas ainda é bastante cultuada pelos fãs de seriados antigos, além de ser lembrada como o trabalho que lançou Bruce Lee no mercado americano. 
O Besouro Verde não conseguiu gerar a audiência esperada. Assim, tentando despertar o interesse do público, os produtores promoveram dois crossovers entre a série e Batman. 

Primeiro, o Besouro e Kato apareceram na famosa cena da janela (aquela em que Batman e Robin escalam um prédio e alguém abre uma janela para conversar com a dupla dinâmica).  

Depois (fazendo de conta que este primeiro encontro não existiu), o Besouro e Kato visitam Gotham City. Mas, visto que eles são considerados bandidos, são caçados pela polícia, enfrentando Batman e Robin.

SINOPSE: O solteirão playboy e magnata da mídia Britt Reid é o proprietário e editor do jornal Daily Sentinel, mas como o vigilante mascarado Besouro Verde, ele luta contra o crime com a ajuda de seu parceiro especialista em artes marciais, Kato, e de seu carro reforçado com armas, um costume Imperial chamada de "Beleza Negra". Nos registros policiais, o Besouro Verde é um criminoso procurado, mas na realidade, o Besouro Verde se disfarça como um criminoso para que ele possa se infiltrar e lutar contra gangues criminosas, deixando-as como a prova incriminatória da chegada da polícia. Além de Kato, a dupla identidade de Britt é conhecida apenas por sua secretária Lenore "Casey" Case e pelo promotor Frank P. Scanlon.
O motivo de Britt para combater o crime foi explicado na tela: seu pai morrera na prisão após ter sido acusado de um crime que não cometeu.


Como já mencionamos, O BESOURO VERDE (Green Hornet) é um inegável fenômeno da cultura pop, pois apesar de atualmente não estar em evidência, já foi ao longo dos anos, obtendo sucesso (e arrebanhando fãs!) em todos os meios de comunicação: rádio, televisão, quadrinhos, cinema etc. Inexplicavelmente, o personagem foi traduzido como Besouro Verde, e não como Vespa ou Vespão Verde, que seria a tradução mais fiel para o original “Green Hornet”. 

O Besouro é um personagem interessantíssimo (na minha opinião!) Criado pelo escritor Fran Striker e por George W. Trendle, primeiramente como um programa de rádio em 1936 que narrava as aventuras de Britt Reid, sobrinho neto do Cavaleiro Solitário/The Lone Ranger (personagem criado por Strike) que na companhia de seu ajudante Kato, combatiam o crime na Detroit como dois vigilantes mascarados. Os autores criaram uma ligação com Lone Ranger, dizendo que o pai de Britt era Dan Reid, Jr. sobrinho do cowboy mascarado.


O programa foi lançado em 31 de janeiro 1936 pela rádio WXYZ. Pouco depois, o programa também seria transmitido pelas emissoras Mutual Broadcasting System, NBC Blue, Blue Network e ABC. 
A Trama contava a história de Britt Reid, o rico editor do jornal Daily Sentinel, que combatia o crime com a identidade de Besouro Verde. Reid contava com a ajuda do motorista japonês Kato. Com a invasão da China pelo Japão, a nacionalidade de Kato deixou de ser japonesa e se se tornou filipina, ainda que  com ascendência japonesa. Durante a II Guerra, o ator radiofônico Raymond Hayashi que interpretava Kato, mudou o nome para Ray Toyo.  O programa usava a canção Flight of the Bumblebee composta por Nikolai Rimsky-Korsakov para a ópera The Tale of Tsar Saltan.


George W. Trendle em 9 de janeiro 1940, assinou com a Universal Pictures lançando uma uma cinessérie de 13 episódios estrelada por Gordon Jones no papel de Britt Reid e o ator chinês, naturalizado americano, Keye Luke,  como Kato (que nessa versão era coreano). E, em Janeiro de 1941, a Universal lança um novo seriado, The Green Hornet Strikes Again!, Warren Hull interpreta Britt Reid, enquanto Keye Luke repete o papel de Kato.


Um pouco antes porém, em Dezembro de 1940, o herói ganhou a revista "Green Hornet Comics" pela Helnit de Frank Z. TemersoN, que também possuiu as editoras Holyoke Publishing, Et-Es-Go, Continental e Bilbara Publishing Company, esta em parceria com a  Worth Carnahan.  Os roteiros eram do próprio Fran Striker e curiosamente, os desenhos eram da Bert Whitman Associates,  de Bert Whitman.  Passaram pelo estúdio: Jack Kirby, Frank Robbins, Irwin Hasen e George Storm, Bert Whitman chegou a assinar algumas capas, revista durou 6 edições e foi publicada até Agosto de 1941.
Ainda em 1942, a "Green Hornet Comics" passa a ser publicada pela Harvey,  continuando a numeração da Helnit.  A chamada da revista faz menção aos seriados da Universal: "On the air in the movies". Nessa versão, Striker deixa de ser o roteirista e os roteiros são creditados a Pierce Rice, Richard Hughes e as histórias ilustradas por Arthur Cazeneuve, George Roussos, Jerry Robinson, Al Avisona, com a primeira edição com a capa de Jack Kirby (assinando como Jon Henri) e Joe Simon. Outras capas foram produzidas por Alex Schomburg, Al Gabriele, Jerry Robinson e Al Avison.



A série radiofônica foi cancelada em Dezembro de 1952 e o herói fez sua última aparição em quadrinhos na revista Four Color #496 (Setembro de 1953). Atualmente, os direitos de publicação estão com a Dynamite Entertainment.


OUTRAS CURIOSIDADES: 
  • O personagem, como mencionei, fora criado em 1936 e acabou por antecipar (ou influenciar!) alguns conceitos presentes nos quadrinhos de super-heróis surgidos na Era de Ouro dos Quadrinhos e que começou oficialmente em 1938 com o lançamento do Superman. Ou seja, dois (2) anos depois da criação do personagem.
  • Na série de 1966, o Besouro e Kato mudaram de máscara algumas vezes. Segundo Williams em entrevista à revista TV Séries, os produtores testaram cerca de vinte máscaras antes de decidir tirar um molde dos rostos dos atores.
  • Em 1967, William Dozier, produtor de O Besouro Verde, disse à rede ABC que só aceitaria produzir uma segunda temporada se os episódios passassem de meia-hora para uma hora de duração, o que daria tempo para desenvolver melhor as situações e as cenas de ação. Mas, considerando o alto custo de produção (o orçamento de cada episódio de meia-hora era o mesmo de dois de Batman), a ABC cancelou a série. 
  • Ainda durante a produção de O Besouro Verde, Van Williams começou a trabalhar como policial em meio período. Na década de 1980, ele largou a carreira artística para montar uma empresa que alugava aparelhos de comunicação (como pagers e rádio) para pessoas físicas e empresas, entre elas, estúdios onde trabalhou. Em paralelo ao seu trabalho na empresa, o ator continuou atuando como oficial da reserva na delegacia de Los Angeles, aposentando-se deste cargo em 1996. 
  • Em 1993, Williams atendendo a um pedido de Linda, esposa de Lee, ele fez uma breve participação especial no filme Dragon: The Bruce Lee Story, interpretando o diretor da série O Besouro Verde. 
  • A série inspirou um longa com Seth Rogen (Besouro Verde) e Jay Chou (Kato), que foi lançado em 2010. 

Gostou de nossa postagem?  

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.

Aproveite que está por aqui e faça uma visita ao nosso Blog Parceiro: MEMÓRIA MAGAZINE! 👈 Clique Aqui


Postar um comentário

0 Comentários