TRASH MOVIE | "O JUSTICEIRO"


Neste post vamos falar um pouco sobre o filme do JUSTICEIRO de 1989, estrelado por Dolph Lundgren. Para mim este filme é um clássico do cinema "TRASH" dos anos 80. Mas, não me entenda mal, eu não desgosto dele enquanto filme policial de ação, mas é inegável que é uma adaptação fraca de um dos mais emblemáticos personagens de quadrinhos da Marvel. Enfim, fique comigo e vamos explorar mais esta pérola do passado. Sem mais delongas, vamos a matéria!


SINOPSE: A polícia está em polvorosa, devido a uma série de assassinatos. Decidido a acabar com a onda de crimes, Frank Castle (Dolph Lundgren) toma a dianteira e passa a investigar o caso. Castle é um ex-policial que está em busca de vingança desde que sua esposa e filho foram assassinados, tendo a partir de então se dedicado a combater o crime nas ruas usando muitas armas. Quando Castle acredita estar com a organização quase destruída, ele passa a enfrentar um novo grupo criminoso, que pretende ocupar o lugar vago.


Título: O JUSTICEIRO
Título Original: The Punisher
País: EUA
Ano: 1989
Duração: 92 min.
Direção: Mark Goldblatt
Roteiro: Boaz Yakin
Baseado no personagem da Marvel Comics criado por: Gerry Conway / Ross Andru / John Romita 
Elenco Principal:
 - Dolph Lundgren - Frank Castle / Punisher
 - Louis Gossett Jr. - Tenente Jake Berkowitz
 - Jeroen Krabbé - Gianni Franco
 - Kim Miyori - Lady Tanaka
 - Bryan Marshall - Dino Moretti
 - Nancy Everhard - Detetive Sam Leary
Produção: Robert Mark Kamen
Cinematografia: Ian Baker
Edição: Tim Wellburn
Companhia Produtora:New World Pictures
Orçamento: US$ 9 milhões


OPINIÃO:

O JUSTICEIRO (The Punisher) de 1989, hoje em dia, praticamente esquecido do grande público e mesmo tendo sido um enorme fracasso nos cinemas, nos anos 90 encontrou seu público tanto nas aparições na TV, quanto nas video locadoras. Depois deste longa com Dolph Lundgren, tivemos outros dois filmes: em 2004, com Thomas Jane, e em 2009, com Ray Stevenson. Fora a série da NETFLIX, com Jon Bernthal. Ou seja, fica claro que o personagem tem seu potencial e apelo junto ao público. O Personagem em si foi criado em 1974, mas em 1986 já possuia três publicações mensais: "The Punisher War Journal", "The Punisher War Zone" e "The Punisher Armory". Infelizmente, naquela período as transposições de personagens de quadrinhos para live actions era algo desprezado pelos grandes estúdios, por isso essa versão de nosso admirado anti-herói foi produzido pela New World, um estúdio independente que na época havia comprado a Marvel Comics. O Justiceiro (The Punisher) foi filmado inteiramente em Sidney para diminuir custos de produção, O filme não conseguiu estrear em cinemas nos EUA, tanto por problemas financeiros da New World, quanto pela falta de interesse das distribuidoras locais, ainda traumatizadas com o fracasso do filme: Howard, O Pato. 

Enfim, quanto ao longa em si, temos como em outras versões alternativas do personagem, um ex-policial traumatizado com a brutal morte de sua família nas mãos de mafiosos, o que o coloca numa cruzada solitária de vingança, que exige a "punição" de todos os culpados. O ritmo da estória, sua trama principal e as suas subtramas são boas. Dirigido por Mark Goldblatt, o que vemos em tela lembra muito uma espécie de episódio piloto para um seriado de TV. O roteiro se prende muito pouco à mitologia da Marvel em relação ao personagem e muitos vão dizer que apenas pegou o nome do personagem emprestado para contar uma história independente. Quanto a isso discordo, pois apesar de não ser esteticamente como nos quadrinhos, ou seja não usar um uniforme ou mesmo a caveira no peito tão característica, mas ainda assim me convenceu como um Justiceiro que respeita e expressa a essência psicótica do personagem. As cenas apresentam um clima pesado e sombrio, com bastante violência e tensão, elementos comuns do mundo do personagem. Infelizmente, o maior problema do longa é a falta de um rival à altura, já que a perseguição vingativa resulta em pequenas lutas com facções criminosas ítalo-americanas e japonesas. Claro que o ritmo e os efeitos são bastante datados, muito semelhante a outros filmes heróicos da época. De modo geral, The Punisher se revela um bom filme B, que consegue reunir elementos dos filmes policiais de ação dos anos 80 com pitadas dos quadrinhos do personagem. Antes de encerrar só ressalto que não é um filme pra qualquer um. Para desfrutá-lo como entretenimento hoje é necessário que quem assiste seja fã de produções nostálgicas semelhantes, pois é fato que não envelheceu bem. Dito isso, minha nota é 7/10.


CURIOSIDADES:
  • "The Punisher" de 1989 é o primeiro filme de ação baseado em um "SUPER-HERÓI" de quadrinhos da Marvel Comics.
  • Dolph Lundgren, que interpretou Frank Castle / The Punisher, é conhecido por sua aparência física imponente e por ter sido campeão mundial de boxe sueco antes de se tornar ator.
  • O filme foi dirigido por Mark Goldblatt, que também foi o editor do famoso filme de ficção científica: "O Exterminador do Futuro (The Terminator), além de ter inúmeros filmes de sucesso em seu currículo como diretor.
  • O roteiro foi escrito por Boaz Yakin, que mais tarde escreveu e dirigiu o filme: "Duelo de Titãs" (Remember the Titans), estrelado por Denzel Washington.
  • A trilha sonora do filme foi composta por Bruce Broughton, famoso por suas trilhas sonoras para filmes como: "Silverado" e "Tombstone".
  • A cena de abertura do filme, que mostra Frank Castle sendo baleado enquanto está com sua família, é considerada uma das cenas mais violentas da história do cinema de ação.
  • "The Punisher" ainda é considerado por muitos como o melhor filme de Dolph Lundgren.
  • Ao todo, morrem 91 pessoas neste filme; 
  • Dolph Lundgren fez todas as suas cenas de luta e escreveu os seus monólogos no início e no fim do filme; 
  • Durante o flashback que mostra a morte da família, as filhas de Castle vestem pijamas do Homem-Aranha (uma clara referência ao fato do Justiceiro ter estreado nas páginas da Amazing spider Man nº 129/ Fevereiro de 1974); 
  • Apesar de ser um personagem da Marvel, Stan Lee não faz a sua habitual participação no filme, pois The Punisher foi criado por: Gerry Conway, John Romita, Ross Andru.
  • O filme teve pouco sucesso comercial e crítico ao ser lançado, mas foi posteriormente reavaliado como um filme cult.




Gostou deste post?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nossa página no Facebook. 
Junte-se a família "NAFTALINA NERD", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
 
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:  

Postar um comentário

0 Comentários