Bem, mais uma vez tento surpreender meus amigos curiosos ou saudosistas de plantão. Este filme em especial foi bastante marcante em minha vida. Lembro que ele meio que veio na contra-mão dos “contos de fada” infanto-juvenis e de modo MUITO inteligente apresentou à minha geração um personagem clássico da literatura, imaginado e escrito pelo Doutor Sir Arthur Conan Doyle. De quem estou falando? De Sherlock Holmes, claro!
O Personagem que se tornou sinônimo de Detetive e que, ainda hoje é confundido com uma pessoal da história inglesa. Recentemente vimos ótimas adaptações do personagem interpretado por Robert Downey Jr (Homem de Ferro). Mas, em 1985 a história foi um pouco diferente. Sob a produção de Steven Spielberg e a direção de Barry Levinson vimos surgir um filme original que narra uma aventura que NUNCA foi escrita pelo autor do personagem, mas que poderia ter sido. O que tinha tudo pra ser uma história de suspense e mistério se torna uma grande aventura com muita ação e bons efeitos especiais (para a época!) que prendem o espectador ainda nos dias de hoje.
Pra quem ainda não assistiu, a trama é a seguinte: Em 1870, na Londres vitoriana, pessoas são acometidas de alucinações ao serem atingidas por um misterioso dardo, e estas visões acaba as levando à morte. É dentro deste contexto que os jovens estudantes: Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox) se conhecem. Ambos alunos de uma escola pública inglesa, sendo que nesta mesma época Holmes soluciona seu primeiro mistério. Esta escola é repleta de esnobes, sob um clima bastante sombrio da velha Londres vitoriana do século XIX. Imagine que Holmes tenha uma bela namorada e pense: Por que será que ele nunca se casou? Há ainda um cientista louco e, por fim, somos testemunhas de como o célebre detetive foi adquirindo seus inseparáveis objetos - o cachimbo, a capa, o chapéu e o violino.
Parece interessante? Não?
Me deixe contar umas curiosidades.
- A neve falsa utilizada durante as filmagens matou a grama da Universidade de Oxford, onde parte do filme fora rodado, e Steven Spielberg teve de reembolsar a universidade com uma considerável quantia em dinheiro.
- O filme recebeu uma indicação ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais. Aliás, foi um dos primeiros a utilizar os recursos da computação gráfica na época (1985).
- Faz parte de um quarteto de filmes de sucesso produzidos por Spielberg naquele período, sendo eles: ''De Volta para o Futuro'', ''Os Goonies'' e ''Gremlins'';
- Barry Levinson dirigiu ''Rain Man (Oscar 1988) e com o roteiro de Chris Columbus, que mais tarde se tornaria diretor de ''Harry Potter'', obviamente tentando seguir na mesma linha de mistério e fantasia na franquia do bruxo de óculos.
- A Trilha sonora foi composta por Bruce Broughton, que deixou sua marca registrada em filmes como ''O Monstro do Armário''(1986), ''Silverado''(1985) e ''Um Hóspede do Barulho''(1987), só para citar alguns dos anos 80. Uma das canções marcantes foi ''Washing Elizabeth'', na cena do ritual egípcio.
TRAILER:
Caso deseje assistir ao filme COMPLETO (Dublado), clique AQUI!
Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook.
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:
Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.Aproveite que está por aqui e faça uma visita ao nosso Blog Parceiro: MEMÓRIA MAGAZINE! 👈 Clique Aqui
Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.
Aproveite que está por aqui e faça uma visita ao nosso Blog Parceiro: MEMÓRIA MAGAZINE! 👈 Clique Aqui
0 Comentários