Não, você não leu errado, o TRASH MOVIE da vez resgata uma já quase esquecida produção do universo de GUERRA NAS ESTRELAS, o seu ESPECIAL DE NATAL de 1978. Que como bom TRASH é tão ruim que fica bom. Na verdade, a produção foi um programa para a TV , cujo objetivo era manter "Star Wars" vivo na mente do público, uma vez que as sequências demoravam muito até chegarem às telinhas. O "show" ganhou o primeiro lugar no livro:"What Were They Thinking?: The 100 Dumbest Events in Television History" (O Que Eles Estavam Pensando? Os 100 Eventos Mais Estúpidos da História da TV). Pois é, não estamos brincando, a franquia mais amada do mundo também tem seus momentos embaraçosos que gostariam que fossem esquecidos. Mas, aqui no NAFTALINA NERD, o passado não pode passar despercebido e muito menos ser esquecido. Por isso, chega de enrolação e vamos a mais uma divertida viagem no tempo. Boa Leitura!
SINOPSE: Han Solo e Chewbacca estão a caminho para o planeta wookie de Kashyyyk para participar do Dia da Vida, quando eles de repente se encontram sob o fogo do Império do mal. Luke Skywalker e R2-D2 freneticamente tentam reparar a nave X-Wing de Luke, enquanto a princesa Leia e C-3PO tentam entrar em contato com Han e Chewie.
No Brasil, foi dublado pela inesquecível Herbert Richers e, graças aos esforços de um colecionador amigo, essa ultra-raridade foi recuperada e restaurada. A origem desta gravação remonta ao ano de 1978, quando o pai de um colecionador gravou esse especial e o manteve guardado à 7 chaves até agora.
Contribuição: Gustavo Trigueiros II (Vamu Ve TV)
Elenco Principal:
- Art Carney - comerciante Saun Dann
- Mark Hamill - Luke Skywalker
- Alec Guinness ( imagem de arquivo ) - Obi-Wan Kenobi (sem créditos)
- Leslie Schofield ( imagem de arquivo ) - Oficial Imperial (sem créditos)
- Marcus Powell ( imagem de arquivo ) - Rycar Ryjerd (sem créditos)
Género: ficção científica
Trilha Sonora: Ian Fraser / Ken Welch / Mitzie Welch / John Williams
Lançamento Mundial: 17 de Novembro de 1978
Orçamento: US$ 1 milhão
- Kenny Baker , que interpretou R2-D2 nos filmes, não esteve envolvido no especial. O andróide foi executado inteiramente por uma unidade controlada por rádio, operada por Mick Garris. Nos créditos, R2-D2 é creditado ao locutor Art James como interpretando a si mesmo.
- Como James Earl Jones não foi creditado originalmente em Star Wars , o especial marcou a primeira vez que ele foi creditado como a voz de Darth Vader.
- A máscara de Malla foi reaproveitada de uma máscara de Chewbacca do filme original.
- Os nomes da família de Chewbacca foram posteriormente explicados como apelidos, seus nomes completos sendo Mallatobuck (Malla), Attichitcuk (Itchy) e Lumpawarrump ou Lumpawaroo (Lumpy).
- O especial foi transmitido na íntegra nos Estados Unidos apenas uma vez, na sexta-feira, 17 de novembro de 1978 (uma semana antes do Dia de Ação de Graças ), na rede de televisão CBS das 20h00 às 22h00.
- O segmento mais notável é um desenho animado apresentando a estreia de Boba Fett, o caçador de recompensas que só seria visto em O Império Contra Ataca (1980).
- A música original foi composta para The Star Wars Holiday Special por Ken e Mitzie Welch, enquanto Ian Fraser foi trazido para adaptar os temas orquestrais de John Williams de Star Wars.
- O Especial apresenta quatro músicas:
- GUERRA NAS ESTRELAS - ESPECIAL DE NATAL ganhou o primeiro lugar no livro: "What Were They Thinking?: The 100 Dumbest Events in Television History" (O Que Eles Estavam Pensando? Os 100 Eventos Mais Estúpidos da História da TV em tradução livre).
- O especial não aparece citado no "Guide to the Star Wars Universe", nem mesmo na biografia de Boba Fett. O programa não é mencionado também em George Lucas - The Creative Impulse, livro de Charles Champlin sobre os primeiros 20 anos da Lucasfilm. Vale dizer que outro desastre da carreira de Lucas, Howard, o Pato, ocupa sete páginas do volume! O nome do cineasta também não aparece nos créditos do programa como roteirista do argumento original. Supõe-se que ele tenha exigido a retirada de seu nome depois de ver o resultado da produção.
- O Especial de Natal também foi cortado do documentário Empire of Dreams (Império dos Sonhos). Produzido e dirigido por Kevin Burns, com autorização de George Lucas e acesso aos arquivos da Lucasfilm, o documentário mostra a produção dos três primeiros filmes da saga. Nele, nada menos do que dez minutos eram dedicados ao Especial de Natal como exemplo do que podia acontecer quando o controle do universo Star Wars era cedido aos executivos de estúdio. A sequência, no entanto, foi cortada sob a alegação de não se encaixar na premissa do documentário.
- Este Especial de Natal ficou no 59º. lugar entre os cem momentos mais inesperados da TV, nas revistas TV Guide e TV Land.
- No ano de 2020, a Lucasfilm Animation e a The Lego Group ao lado da Atomic Cartoons lançaram uma sequência animada independente da franquia Star Wars , dirigida por Ken Cunningham a partir de um roteiro de David Shayne, inspirada no especial de natal de 1978. Intitulada como: "LEGO Star Wars: Especial de Festas". A animação foi lançada no Disney+ em 17 de novembro de 2020.
Espero
que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória
dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos
uma boa amostra do que tínhamos no passado.
Gostou deste post?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nossa página no Facebook. Junte-se
a família "NAFTALINA NERD", inteiramente dedicada a relembrar coisas
boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e
outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas
animações e nos filmes..
Abaixo estão alguns links sob o mesmo tema: NATAL
Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.
0 Comentários