MEMÓRIA DA TV - "OS HERCULÓIDES" (HANNA/BARBERA) - 1967

 É impossível alguém falar sobre animações que marcaram gerações no passado, sem citar as produções dos estúdios HANNA/BARBERA. Em nosso blog temos inúmeras delas e nem arranhamos a superfície ainda. A H/B  marcou pelo menos quatro gerações e ainda hoje é possível encontrar algumas de suas produções em canais streaming, a cabo e mesmo TV aberta. Então vamos relembrar mais uma delas: OS HERCULOIDES. Vamos lá? 





Os fãs de quadrinhos talvez reconheçam o nome Alex Toth por ele ter sido responsável pela recriação de "O Sombra" e também por suas histórias com o "Zorro". Mas, ele também deixou sua marca, talvez de forma mais perceptível, nas animações. Pois foi responsável por séries importantes, tais como: Space GhostJosie e as GatinhasSuper Amigos e especialmente para nós, Os Herculóides


"Os Herculóides" foi um dos desenhos de ficção cientifica de maior sucesso da H/B, exibido entre 1967 e 1969. Quando exibido, cada episódio contava com duas histórias, assim oficialmente são 18 capítulos, mas 36 histórias no total. Mas, como 18 episódios duraram 3 anos? O sucesso da animação fez com que fosse reprisada até 6 de setembro de 1969. 


Em 1981, foram produzidos 11 novos episódios, mas sem a inspiração dos originais. Estes episódios inclusive traziam crossovers com outros personagens da Hanna/Barbera, como por exemplo Space Ghost. 




O enredo contava a história de uma família de bárbaros no planeta Amzot (posteriormente renomeado como Quasar), que em seu dia a dia enfrentava uma série de ameaças a seu planeta e a própria galáxia. As ameaças incluíam: pessoas sem rosto; formigas destruidoras; macacos invasores; mutóides; arnoids; Zorbots; homens mecanicos e os seres vegetais Ogs...


A família era formada pelo rei Zandor, a rainha Tara e o filho dos dois: Domo. Porém, eles não lutam sozinhos. Contam com a ajuda de seus animais de estimação: Zok um dragão; Tundro uma espécie de rinoceronte espacial; Igoo um macaco de pedra e os metamorfos Gloop e  Gleep.




O rei Zandor, conta com um físico invejável, um super estilingue que atira pedras explosivas e um escudo de múltiplas utilidades. A rainha Tara (bem sexy por sinal) e o filho Domo compartilham de uma extrema habilidade com o estilingue. 




Zok, o dragão, possui a capacidade de emitir raios laser dos olhos e da cauda. Geralmente, transporta um dos humanos nas costas, já que é o único herculóide capaz de voar pelo espaço e respirar fogo. 




Igoo é indestrutível e possui uma força incomum. Tundro, é capaz de atirar pedras (explosivas) pelo chifre. Sua carapaça blindada o torna tão resistente quanto Igoo. Como se não bastasse, suas pernas são capazes de se esticar para obter um efeito elevador com o corpo. 




Já Gloop e Gleep, ninguém consegue definir o que são, possuem o corpo composto de algum tipo de material elástico. Assim podem tomar a forma que quiserem e também se subdividirem (!) em unidades menores (!!), que são capazes de se locomoverem com autonomia ou em grupo (!!!). Estas criaturas serviram de inspiração para o personagem "Shmoo, a foca fofa"...




Os Herculoides, como outros personagens da Hanna/Barbera, acabaram por migrar para outras mídias, tais como: histórias em quadrinhos. Inclusive em 2016, fizeram parte do universo "Future Quest". Que é uma atualização dos personagens, participando de aventuras dentro de um universo próprio. Muitos fãs, devido ao arco tem esperança de ver algum deles se adaptado para um filme em live-action...









No Brasil, "Os Herculóides" chegou pela primeira vez em março de 1968, dentro do programa Capitão Furacão transmitido pela TV Globo. Em 1973, a animação era exibida em dois canais (o que não era absurdo na época) TV Rio e TV Record (a original). Em 1978, voltou para a TV Globo


Na década de  1980, migrou para a TV Bandeirantes e para a TV Manchete. Na Manchete, era exibido com outras animações da Hanna/Barbera e incluía os 11 episódios feitos em 1981. 


Caso você tenha ficado interessado em conhecer a série animada, temos uma sugestão para que baixe os episódios da série original e os 11 produzidos em 1981. Lembrando que no arquivo os episódios são no total 47. Trinta e seis da temporada original e onze da temporada de 1981...Basta clicar aqui


Abaixo alguns episódios disponíveis no YouTube (os dois primeiros escolhemos da temporada original por serem melhores...)






Coletânea (mas, não são originais) 





Talvez também queira ler: 

VOCE CONHECE..."OS IMPOSSÍVEIS" - DA HANNA/BARBERA????

VOCE CONHECE: "SHAZZAN" - ANIMAÇÃO DA HANNA/BARBERA??

VOCÊ CONHECE... O URSO DO CABELO DURO???

MEMÓRIA DA TV - "JONNY QUEST" (HANNA/BARBERA; 1964)


 

Postar um comentário

0 Comentários