FILMES INESQUECÍVEIS... A FELICIDADE NÃO SE COMPRA


O FILME INESQUECÍVEL da vez, é o clássico dirigido por Frank Capra:"A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (It's a Wonderful life)". Um filme de 1946, considerado por muitos como um dos melhores filmes natalinos do cinema. Em 2006, chegou a ser eleito o filme americano mais inspirador da história em votação promovida pelo American Film Institute. Se você ainda não conhece, recomendo que fique conosco e aproveite esta curiosa matéria. E, mesmo que já conheça, tenho certeza de que vai amar nosso post. Boa Leitura! 


 
SINOPSE: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.


Título original: It's a Wonderful Life
Gênero: Drama 
Ano 1946 
Classificação indicativa: Livre
Duração: 130 min 
País: USA
Produção/Direção: Frank Capra
Roteiro: Frances Goodrich, Albert Hackett, Frank Capra - Baseado em  "The Greatest Gift", de Philip Van Doren Stern
Elenco: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Thomas Mitchell, Henry Travers, Beulah Bondi, Frank Faylen, Ward Bond, Gloria Grahame, H.B. Warner
Trilha Sonora: Dimitri Tiomkin
Cinematografia: Joseph Walker e Joseph Biroc
Edição: William Hornbeck


Em 1946, no mundo cheio de esperança logo após à derrota do nazifascismo na II Guerra Mundial, somos apresentados a uma linda e envolvente história que trata da importância de cada indivíduo e o seu papel no mundo. 

Ao acompanharmos a história de George (James Stewart) vemos a história de cada um de nós, que em determinando momento da vida vimos nossos sonhos e perspectivas serem jogados no chão. A experiência de George, no longa, o leva a perceber que a vida de todos seria muito ruim sem a presença dele. Tudo seria diferente e sombrio e o destino das pessoas seria outro com sua ausência. O personagem é a personificação daquele momento em que julgamos que nossa presença no mundo não faz diferença, quando pensamos que nossa ausência seria melhor para todos. Então, somos levados a refletir: "O que seria do mundo sem mim? Como seria a vida das pessoas ao meu redor se eu não tivesse nascido?" Pois é, este belíssimo filme nos leva a uma profunda reflexão sobre nossa influência no comportamento e na vida de quem nos cerca simplesmente por estarmos aqui, existindo. 

A Felicidade não se compra nos leva a questionar: "E se fosse eu ali?" Será que eu precisaria de um anjo para me convencer de que tenho alguma importância no mundo? Será que é necessário passarmos por uma experiência sobrenatural para enfim aprendermos a amar a vida do jeito que ela é?

CURIOSIDADES:
  • A história foi baseada no conto The Greatest Gift, de Philip Van Doren Stern, que conta a história de um homem que pensa em suicídio quando nada mais dá certo em sua vida. A história foi publicada em 1939.
  • A obra literária chamou a atenção dos executivos da RKO, que tencionavam trazer Cary Grant como o personagem central, mas acabou sendo substituído por James Stewart. Outro nome cogitado na época foi também Henry Fonda.
  • James Stewart chegou a repetir seu personagem em A Felicidade Não Se Compra em uma versão para a rádio NBC Radio Theater, em 1949.
  • Foi Lionel Barrymore quem convenceu James Stewart a participar de A Felicidade não Se Compra. Stewart inicialmente recusara o projeto, preferindo descansar um pouco mais após seu retorno da 2ª Guerra Mundial.
  • Lionel Barrymore é tio-avô de Drew Barrymore.
  • Para o papel de Mary, foram consideradas as atrizes Olivia de Havilland e Laraine Day. Ginger Rogers não aceitou o convite por considerar o papel pequeno demais para o tamanho de sua fama. 
  • Os sets de Bedford Falls foram construídos em 2 meses, sendo um dos maiores sets de filmagens já feitos, até aquele momento, para um filme americano.
  • Inicialmente, a neve que aparece em A Felicidade Não Se Compra seria nada mais nada menos do que flocos de milho pintados de branco. Entretanto, como eles faziam barulho quando as pessoas pisavam neles, o diretor Frank Capra resolveu utilizar um novo composto para a neve, que era formado por sopa, água e um composto químico especial.
  • Em uma cena, o personagem de Ward Bond, Bert, lê um jornal onde está a seguinte manchete: "Smith wins nomination" (Smith indicado). Trata-se de uma referência a A Mulher Faz o Homem, filme dirigido por Frank Capra e também estrelado por James Stewart.
  • Donna Reed de fato conseguiu quebrar a janela na cena em que atira uma pedra no casarão antigo. A atriz jogou baseball na escola e tinha um braço forte.
  • A cena da dança do ginásio foi feita em uma escola em Beverly Hills. O conjunto de Bedford Falls foi construído nos estúdios RKO Encino Ranch. A área é agora um bairro residencial.
  • James Stewart ficou de fato abalado na cena em que reza no bar. Durante as filmagens, ele foi às lágrimas. O ator também ficou nervoso durante a cena do beijo, que seria seu primeiro após o seu retorno depois da guerra. A cena foi feita em apenas um take e sem ensaio. Parte da cena teve que ser cortada pelos censores que a acharam apaixonada demais.
  • Esse era o filme preferido de Frank Capra e George Bailey era o personagem favorito do ator James Stewart.
  • Os custos de produção foram altos para a época: algo em torno de US $ 6,3 milhões, que não foi coberto pela bilheteria.
  • Apesar de receber 5 indicações ao Oscar em 1938 (Melhor filme, Melhor ator para James Stewart, Melhor diretor, Melhor edição, Melhor som) o longa não recebeu nenhum dos prêmios. Já o Globo de Ouro deu o prêmio de Melhor Diretor a Frank Capra.
  • A Felicidade Não Se Compra só alcançou à categoria de um clássico amado várias décadas depois de sua estréia, justamente quando passou a ser transmitido pela televisão durante o natal. Atualmente ele tem uma média de 93% no site Rotten Tomatoes, referência de críticas.
  • O filme original em Preto e Branco foi colorizado mais tarde. A primeira versão colorida saiu em 1986, e a segunda, com melhores resultados, em 1989. Ambas receberam críticas de Capra.
  • A FELICIDADE NÃO SE COMPRA foi o único projeto que Frank Capra produziu, financiou, dirigiu e roteirizou.
  • Jean Arthur não aceitou o convite para participar do filme por estar comprometida com uma peça na Broadway. Arthur já tinha trabalhado com Stewart em dois outros filmes do Capra: A Mulher Faz o Homem (1939) e Do Mundo Nada se Leva (1938).
  • Várias sequências foram cortadas, e a única coisa que resta delas são pequenas fotos. Dessas cenas, vários finais alternativos. Em um deles, George cairia de joelhos fazendo uma oração ao senhor. O tom excessivamente religioso fez com que Capra desistisse desse final.
  • A cidade de Seneca Falls, no estado de New York afirma que quando Frank Capra os visitou, em 1945, teve a inspiração para criar Bedford Falls. Em Dezembro a cidade comemora anualmente o "It's a Wonderful Life festival". Em 2009 um antigo hotel foi reinaugurado na cidade e recebeu o nome de Hotel Clarence, em homenagem ao anjo da guarda de George Bailey.


  • Em 1977 foi produzida uma versão para TV do clássico. Em Aconteceu no Natal (It Happened One Christmas) é a jovem Mary Bailey Hatch (Marlo Thomas) que está prestes a tirar a própria vida quando um anjo que precisa ganhar asas aparece para salvá-la. Frank Capra diretor do original de 1946 fazia parte da equipe de roteiristas.

BÔNUS: O Arquivo deste filme está disponível para download AQUI!


“Querido George, lembre-se, nenhum homem é um fracasso quando tem amigos. Obrigado pelas asas. Clarence”.




Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou deste post?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nossa página no Facebook. 
Junte-se a família "NAFTALINA NERD", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..


Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse: 



 

Postar um comentário

0 Comentários