Quando alguém fala em desenho animado, não há quem não lembre de algumas das centenas de animações produzidas por este nostálgico estúdio. Como de praxe, nós aqui do NAFTALINA NERD resolvemos fazer uma pequena lista, com apenas cinco (5) destas inesquecíveis produções. Não foram selecionadas por serem mais ou menos importantes e tão somente se propõe a resgatar gostosas memórias de nossa infância. Então, chega de enrolação e vamos a diversão. Boa Leitura!
Tom e Jerry é um daqueles desenhos animados que marcaram a infância de gerações. Não tem quem não conheça essa carismática dupla de bichinhos. E algo interessante, e que pouca gente sabe é que foram criados pela dupla Hanna-Barbera. Na verdade foi o primeiro projeto de animação dos dois, realizado em 1940. Somente em 1957 é que foi fundado o estúdio Hanna-Barbera de animações. Ou seja, na época desta primeira animação, os desenhistas ainda não detinham os direitos de sua obra que acabou ficando para a contratante MGM (Metro-Goldwyn-Mayer).
Conta a história que o produtor Fred Quimby pediu a William Hanna e Joseph Barbera que desenhassem um curta, e a dupla de animadores desenvolveu a ideia onde um gato perseguia um rato. Logo, a produção gerou um curta da MGM chamado "Puss Gets the Boot"(Um Bichano em Maus Lençóis ou Ponha o Gato pra fora), que foi para os cinemas em 10 de fevereiro de 1940. Somente depois os produtores batizaram os personagens de "Tom e Jerry". William Hanna e Joseph Barbera escreveram e dirigiram mais 113 episódios entre 1940 e 1957, a partir do segundo episódio, os animadores Kenneth Muse, Irven Spence, Ed Barge, Ray Patterson foram indicados para a animação dos personagens. Cada um deles dava um traço diferente aos personagens, que mudavam rapidamente de uma cena para a outra. Destes episódios, 93 foram produzidos por Fred Quimby (que apesar dos créditos da produção, artisticamente falando não teve nenhuma participação na produção da animação).
HONG KONG FU (Hong Kong Phooey) e China, seu gato de estimação, divertiram gerações com suas atrapalhadas aventuras lutando contra hilários e bizarros inimigos. O Sargento Flint e a telefonista Rosemary eram os outros personagens que junto de Penry, o faxineiro (que secretamente era o herói) formavam o elenco central da delegacia policia. Lá, Penry ao ouvir os relatos de Rosemary ao Sargento Flint sobre as várias ocorrências criminosas na cidade, discretamente, saia de vista e trocava de roupa na última gaveta de um dos fichários, se transformava no magnífico combatente do crime: "Hong Kong Fu!", um lutador de artes marciais, que trajava um Kimono vermelho e que escondia sua identidade sob uma máscara. Após a "transformação", acompanhado pelo inseparável China saíam para suas aventuras com o Fu-Móvel (Phooyemobile): um carrinho que se transformava nos mais diversos meios de transportes. Hong Kong Fu sempre utilizava um livro onde habitualmente fazia pesquisas sobre qual golpe aplicar em seus inimigos. E é claro que nunca acertava o golpe, mas o fiel e competente gato China sempre o ajudava a prender os bandidos. Na verdade, temos de admitir que o gato é quem era o herói.
Este é mais um dos divertidos desenhos animados produzidos pela dupla Hanna-Barbera entre 1974 e 1976.
OS APUROS DE PENÉLOPE CHARMOSA (The Perils of Penelope Pitstopé) tem duas influências em sua criação: a primeira é a série do cinema mudo "Os Perigos de Pauline". A outra é o desenho de origem de Penélope Charmosa, 'A CORRIDA MALUCA'. Aliás, Penélope contava com a ajuda de outros personagens da mesma animação a Quadrilha de Morte. No desenho Penélope Charmosa é a herdeira de uma vultosa herança. Ela tem como tutor o Sr. Silvester Soluço...O que ela não sabe é que Silvester é na realidade o temível e maquiavélico vilão Tião Gavião. Também não sabe que o objetivo de Silvester é roubar sua herança! Fazendo com que ela sofra 'um terrível e fatal acidente'. Tião Gavião não age sozinho, ele tem como ajudantes os não menos terríveis e perigosos Irmãos Bacalhau, juntos eles colocam em pratica fantásticos e elaborados planos tais como joga-la de um avião, cortar seus para-quedas, faze-la cair numa jaula de animais selvagens, cair numa cachoeira amarrada a um tronco, e outras coisas assim. Graças a Deus, Penélope pode sempre contar com a Quadrilha de Morte para ajudá-la a escapar destas armadilhas. O único porém é que na maioria das vezes é ELA quem tem de salvar a Quadrilha.
Esta animação estreou na rede de TV americana CBS em 13 de Setembro de 1969, teve apenas uma temporada, com 17 episódios de meia hora de duração, apesar de ter sido um dos desenhos animados mais famosos da Hanna-Barbera.
Galtar e a Lança Dourada (ou Galtar e a Lança de Ouro) foi um desenho animado, produzido pela Hanna-Barbera em 1985 e teve apenas uma temporada, com 21 episódios. Aqui no Brasil foi exibido em 1987, no extinto Xou da Xuxa e anos mais tarde no Cartoon Network. Galtar foi dublado por Orlando Prado.
Foi originalmente produzido e lançado como parte do programa "três em um" The Funtastic World of Hanna-Barbera, do qual A Turma do Zé Colméia (Yogi's Gang, 1973) e As Novas Aventuras de Jonny Quest (1986-87) eram os outros dois segmentos.
A história de GALTAR nos leva ao planeta Aranon, onde um pequeno grupo de guerreiros, liderados pelo jovem espadachim Galtar, lutam contra o império do mal, liderado pelo tirano Tormack. Ao longo das aventuras, nossos heróis vão encontrando pelo caminho uma grande variedade de guerreiros, magos e monstros. E como arma principal, o Galtar usa a Lança de Ouro, uma barra mágica capaz de disparar raios de energia e de se dividir em 2 espadas de lâminas reluzentes.
Apesar do desenho ter um clima mais sério, temos os anões mercenários Rak e Tuk que são os encarregados de trazer o alívio cômico à trama.
SHAZZAN era uma criação de Alex Toth para ser exibido nas manhãs de sábado pelo canal CBS dos EUA. Sua estreia ocorreu em setembro de 1967 e teve 36 episódios, que foram exibidos e reprisados até setembro de 1969. Pode ser que alguns estranhem a informação de que são 36 episódios, pois há alguns arquivos encontrados na internet com apenas 18...bem, os episódios eram divididos em dois segmentos, ou seja, eram divididos em duas aventuras. Cada uma delas tinha em média 11 minutos.
Os irmãos Chuck e Nancy se deparam com uma caverna na costa do Maine, onde encontram um misterioso baú contendo metades de um anel estranho. Quando eles juntam os anéis pela primeira vez, acabam transportados de volta para a lendária terra das Mil e Uma Noites Árabes, onde encontram seu gênio SHAZZAN. Então, ele cria um camelo voador mágico chamado Kaboobie para servir como meio de transporte e lhes dá presentes como um manto de invisibilidade e uma corda mágica. Shazzan diz a Chuck e Nancy que ele não pode devolvê-los para casa até que eles entreguem os dois anéis para seu legítimo dono conhecido como o Mago da 7ª Montanha. Shazzan é um gigante, sendo capaz de segurar Chuck, Nancy e Kaboobie na palma da mão aberta. Ele é sábio e agradável por natureza, geralmente aparecendo com um alegre "Ho-ho ho-HO!" e dirigindo-se às duas crianças como seus "pequenos mestres". Chuck e Nancy usam metade do anel quebrado, que tem que ser unido para trazer seu servo mágico em tempos de perigo ou para enfrentar vários vilões.
0 Comentários