FILMES INESQUECÍVEIS... UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES


Clássico à vista! Se você é fã de filmes de terror com aquele toque especial dos anos 80, “UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES” merece sua atenção. Dirigido por John Landis, esse ícone do cinema mistura sustos e bom humor na medida certa — e ainda revolucionou o gênero com efeitos especiais que marcaram época. Mais de 40 anos depois, ele continua encantando (e assustando!) gerações. Quer saber por que esse filme nunca sai de moda? Vem com a gente nessa viagem nostálgica!


SINOPSE: David Kessler (David Naughton) e Jack Goodman (Griffin Dunne), dois estudantes americanos em viagem pela Inglaterra, acabam em uma remota vila após pegarem carona por estradas isoladas. Ao entrarem em um pub local, são recebidos com frieza pelos moradores — e o clima fica ainda mais tenso quando Jack questiona a estranha decoração do lugar, com velas e um pentagrama. Ignorando os avisos, eles deixam o bar e seguem por uma estrada deserta envolta em névoa, onde acabam sendo atacados por uma criatura feroz. Jack é brutalmente morto, e David sobrevive com ferimentos graves. Logo, ele descobre que foi mordido por um lobisomem e agora enfrenta uma terrível maldição. Enquanto tenta lidar com sua transformação, David é assombrado pelo fantasma de Jack, vigiado por um policial (John Woodvine) e confrontado por um homem misterioso (Frank Oz), que carrega segredos do passado.



Título: UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES
Título Original: An American Werewolf in London
Ano: 1981
País: EUA/Reino Unido
Gênero: "Terrir" - Terror/Comédia (humor negro), aventura sobrenatural
Direção: John Landis
Roteiro: John Landis e David Whorf
Duração: 97 minutos
Classificação: R (Restricted - 18 anos)
Elenco Principal:
- David Naughton como David Kessler
- Jenny Agutter como Enfermeira Alex Price
- Griffin Dunne como Jack Goodman
- John Woodvine como Dr. J.S. Hirsch
- Lila Kaye como Barmaid
- David Schofield como Dart Player
- Brian Glover Chess como Player
- Anne-Marie Davies como Enfermeira Susan Gallagher
- Frank Oz como Senhor Collins
- Don McKillop como Inspetor Villiers
- Paul Kember como Sargento 4. Produtor: George Folsey Jr.
Cinematografia: Robert Paynter
Edição: Malcolm Campbell
Música: Elmer Bernstein
Efeitos especiais: Rick Baker
Companhia produtora: Universal Pictures, PolyGram Pictures
Orçamento:   US$ 10 milhões
Arrecadação: US$ 62 milhões


PRÊMIOS & INDICAÇÕES:
  • Oscar 1982: Melhor Maquiagem (Rick Baker)
  • Saturn Awards 1982: Melhor Filme de Terror, Melhor Maquiagem (Rick Baker)
  • BAFTA 1982: Melhor Maquiagem (Rick Baker), Melhor Som


OPINIÃO:

Dia desses revi esse clássico do "terrir" dos anos 80 e fiquei impressionado! Um Lobisomem Americano em Londres envelheceu muito bem e ainda consegue equilibrar perfeitamente o terror genuíno com momentos cômicos, criando uma experiência única e inesquecível. Os efeitos práticos, sem efeitos de CGI, especialmente a icônica  transformação no lobisomem, ainda são incríveis e muito assustadores até hoje. E, ainda temos a atmosfera sombria das paisagens londrinas e a trilha sonora impecável que só intensifica a tensão e o suspense no ar. David Naughton e Griffin Dunne entregam performances marcantes que nos fazem rir e tremer na mesma medida. Então, se você é fã de filmes de terror ou está à procura de um clássico que desafia o gênero, Um Lobisomem Americano em Londres é imperdível. Prepare-se para uma combinação perfeita de sustos e risadas! Nota: 8.0/10



CURISOIDADES:
  • Conhecido por comédias como "The Blues Brothers" e "Clube dos Cafajestes",  John Landis dirigiu este clássico de terror, mostrando sua versatilidade como cineasta.
  • John Landis escreveu o roteiro em 1969, mas passou mais de uma década tentando encontrar financiamento, já que muitos estúdios achavam que era "assustador demais para ser uma comédia" e "engraçado demais para ser um terror".
  • Algumas cenas foram cortadas para reduzir a classificação indicativa do filme, incluindo uma sequência mais longa de pesadelos de David.
  • A cena de transformação de lobisomem, criada por Rick Baker, é considerada uma das melhores já feitas. Rick Baker ganhou o primeiro Oscar de Maquiagem em 1982, categoria que foi criada devido ao impacto desse filme.
  • A maior parte das cenas de rua foram filmadas em Londres, com Landis obtendo permissão especial para filmar em locais famosos, incluindo Piccadilly Circus.
  • O ator David Naughton, que interpreta David Kessler, era conhecido por um comercial de refrigerante antes de estrelar o filme. Ele também teve uma breve carreira musical.
  • Diversos atores conhecidos fizeram pequenas participações, como Frank Oz (voz do Yoda em "Star Wars") interpretando o Sr. Collins.
  • Devido ao seu conteúdo, o filme foi censurado ou banido em alguns países, enquanto em outros recebeu cortes significativos.
  • "Um Lobisomem Americano em Londres" é considerado um marco no gênero de terror e influenciou muitos filmes de lobisomens e maquiagem de efeitos práticos nos anos seguintes.
  • Em 1997, uma continuação intitulada "Um Lobisomem Americano em Paris" foi lançada, mas não recebeu o mesmo sucesso e aclamação do original.



Gostou deste post?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nossa página no Facebook. 
Junte-se a família "NAFTALINA NERD", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
 
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse: 

Postar um comentário

0 Comentários