Nosso espaço "MEMÓRIA EM QUADRINHOS" abre mais uma vez um espaço nostálgico para relembrarmos outra daquelas joias esquecidas do universo dos quadrinhos. Desta vez, voltamos nossa atenção para a primeira revista em formato mix da Editora Abril dedicada aos heróis da DC Comics — personagens que antes ganhavam vida nas edições da inesquecível EBAL.
Com apenas dez (10) edições publicadas, a revista Heróis em Ação marcou época antes de se unir à clássica Batman, dando origem à memorável Superamigos. Apesar da curta duração, foi o suficiente para deixar uma marca profunda na imaginação da juventude dos anos 80.
Como colecionador, tive o privilégio de reunir todas as edições e me deliciava com cada releitura das empolgantes aventuras. Agora, convido você a embarcar comigo nessa viagem no tempo e reviver momentos únicos da era de ouro dos quadrinhos. Boa leitura e boas lembranças!
![]() |
"A partir de agora, os personagens mais novos e fantásticos da DC Comics estarão mensalmente com você nas páginas revolucionarias de Heróis em Ação"(Editorial publicado no primeiro número) |
Durante décadas, os heróis da DC Comics tiveram presença marcante nas bancas brasileiras graças à Editora EBAL, que começou a publicá-los no início dos anos 1950. Essa parceria durou até 1983, quando se encerrou um importante ciclo editorial.
Foi então que, em julho de 1984, a Editora Abril assumiu os direitos de publicação da DC no Brasil e deu início a uma nova fase com o lançamento de três revistas mensais: Super-Homem, Batman e Heróis em Ação. Todas seguiam o padrão do famoso "formatinho" (13,5 x 19 cm), com lombada quadrada, páginas coloridas e média de 84 a 100 páginas por edição, normalmente trazendo quatro histórias.
A revista Heróis em Ação apostava em um formato mix, sem estrutura fixa — uma proposta parecida com a da já consagrada Heróis da TV, da mesma editora, que reunia personagens da Marvel.
Entre os destaques das edições estavam personagens como Superboy, Supergirl, Senhor Destino (curiosamente chamado de “Senhor Mistério” na capa da edição nº 1), Arqueiro Verde, Lanterna Verde, Jonah Hex, Sociedade da Justiça da América, Esquadrão Atari, Mulher-Maravilha e Os Novos Titãs.
Uma fase marcante para os leitores da época, que encontravam em cada exemplar uma verdadeira coletânea de aventuras e estilos.
DESTAQUES:
- Entre os personagens mais singulares do universo DC, Travis Morgan, o Guerreiro, certamente se destaca por fugir do tradicional modelo do super-herói de colante colorido. Criado por Mike Grell, Morgan é um piloto espião norte-americano que, durante uma missão, tem sua nave atingida por um míssil soviético. Tentando retornar à base, acaba entrando acidentalmente por uma abertura no Polo Norte — um dos dois portais existentes que levam ao misterioso mundo de Skartaris (o outro está no Polo Sul). Skartaris é um cenário selvagem e fascinante, reminiscente das aventuras clássicas de fantasia. Outrora lar de uma civilização atlanteana, o local agora abriga ruínas, tribos primitivas, magos poderosos, criaturas pré-históricas e um ambiente onde a magia impera. Um sol eterno brilha sobre a terra, criando dias quase infinitos e um clima de constante aventura. Embora inicialmente acreditasse estar no centro da Terra, Morgan mais tarde descobre que Skartaris está, na verdade, em outra dimensão. Com o tempo, o ex-piloto se transforma no principal defensor daquele mundo fantástico, conquistando aliados e protegendo os inocentes como o Guerreiro, um símbolo de bravura e liderança. Antes de aparecer nas páginas da revista Heróis em Ação, o personagem teve sua fase de destaque no Brasil através da Editora EBAL, que publicou 13 edições dedicadas ao herói entre 1981 e 1983. Um verdadeiro clássico que mistura espionagem, fantasia e aventura em um universo tão exótico quanto cativante.
- Com roteiro de Gerry Conway e arte do lendário José Luis García-López, Esquadrão Atari é uma das joias da ficção científica nos quadrinhos da DC. A série apresenta uma saga envolvente, ousada e repleta de elementos clássicos do gênero, equilibrando inovação e nostalgia na medida certa. A trama gira em torno de uma equipe formada por personagens vindos de diferentes mundos e realidades, unidos por um objetivo comum: investigar e combater uma força misteriosa que ameaça corromper todo o Multiverso. Com carisma, personalidade e diversidade, os membros do Esquadrão enfrentam perigos cósmicos e dilemas profundos em meio a batalhas repletas de ação e ritmo acelerado. O resultado é uma aventura marcante, com narrativa inspirada e arte impressionante, que cativou leitores da época e segue sendo lembrada como um dos grandes acertos da DC na abordagem da ficção científica espacial.
- Superboy que tantas vezes reformulado nas últimas décadas, na Heróis em Ação as aventuras do Garoto de Aço foram escritas pela dupla Frank Robbins e Leo Dorfman e desenhadas pelo Bob Brown.
- Mulher-Maravilha, com histórias produzidas pela dupla Gerry Conway e Jose Delbo, em sua aventura de estreia, a amazona contou com a participação especial do Homem-Animal.
- Os Novos Titãs, de Marv Wolfman e George Pérez foi sem dúvidas o grande destaque da revista. Com Robin, Estelar, Mutano, Ravena, Cyborg, Moça-Maravilha e Kid Flash marcando presença contra incríveis desafios, as histórias traziam a formação do grupo, assim como mostrava os conflitos pessoais dos heróis adolescentes com muito drama, aventura e até humor. A grande conclusão do arco acontece na edição # 08, com a incrível batalha entre os Titãs e o poderoso demônio de outra dimensão Trigon.
- Também tivemos histórias do Vingador Fantasma, da dupla Bruce Jones e Dan Spiegle, do Espectro, escrito pelo Michael Fleisher e desenhado pela dupla Jim Aparo e Russell Carley para concluir a “Heróis em Ação” nos trouxe a origem do Monstro do Pântano, produzido pelo roteirista Len Wein e desenhado pelo Berni Wrightson.
BÔNUS: Clicando nos LINKS abaixo você pode baixar as SCANS
Gostou da postagem?Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
Então junte-se a família MEMÓRIA MAGAZINE!
Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook.
Talvez também se interesse em ler:
Por Trás dos Quadrinhos | O GUERREIRO (The Warlord) 1975
Por Trás dos Quadrinhos | O CAVALEIRO DA LUA (Moon Knight) 1975
BIOGRAFIA RAPIDA: QUEM É KANG? SUA ORIGEM E ALGUMAS DE SUAS IDENTIDADES
Baú de Revistas | PODER SUPREMO (2003) - SCANS
Baú de Revistas | HERÓIS DA TV (1979)
SCANS - HERÓIS DA TV (1975/1978) HANNA BARBERA - PACK COMPLETO
Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.
Aproveite que está por aqui e faça uma visita ao nosso Blog Parceiro: MEMÓRIA MAGAZINE! 👈 Clique Aqui
0 Comentários