NAFTASÉRIE... "VIAGEM FANTÁSTICA" - A PROCURA DO CAMINHO DE VOLTA NO TRIANGULO DAS BERMUDAS!

 Houve um tempo em que a localização chamada "Triangulo das Bermudas" (entre as Bermudas, Porto Rico e Miami) mexia, e muito, com a imaginação das pessoas. Aproveitando-se de uma época  em que o interesse em OVNIs, fantasia e no "triangulo" estava 'em alta', foi produzida a série "Viagem Fantástica" (sem ligação com o livro de Azimov). E a série é o assunto de nossa matéria e convidamos a todos a lerem conosco... Vamos lá???






"The Fantastic Journey", batizada no Brasil como: "Viagem Fantástica" (quando o correto seria "A Fantástica Jornada"), foi uma série de curta duração devido a interferência dos executivos da NBC. A premissa inicial da série era a de um grupo de pessoas que ao passarem próximas ao Triangulo das Bermudas, acabaram se perdendo e naufragando em uma ilha misteriosa. 


Nesta ilha havia uma série de "fusos temporais", onde diferentes civilizações, de diferentes épocas do tempo, existiam. A pessoa conseguia ir de uma para outra atravessando uma espécie de portal, que não era visível e nem mapeado. Assim, a pessoa poderia passar por um deles e sair em uma civilização romana ou vitoriana, por exemplo. Era uma variação de "Túnel do Tempo"...


A série mal teve tempo de ser preparada antes de sua estreia, pois precisou substituir outra que foi um fiasco na programação: "Gemini Man", aquela do cara que tinha uma espécie de relógio que lhe dava invisibilidade por 15 minutos. A pressa na escrita é visível nos primeiros 3 episódios, inclusive com eliminação de elenco sem uma explicação realmente plausível...


O primeiro episódio foi exibido (nos EUA) em 03 de fevereiro de 1977 com o titulo "Vortex" (depois adicionaram "Atlântida", por causa do 'gancho' no final). Aliás, cenas adicionais foram acrescentadas ao piloto, justamente para incluir os atlantes. Neste episódio somos apresentados a 9 personagens, que a principio seriam os protagonistas da série. 


Nunca se explicou qual era o objetivo do grupo, formado por pai, filho, duas universitárias, um medico recém formado, dois biologos, o capitão e um imediato, nos mares do Caribe. O roteiro mal escrito, entrega um capitão que mesmo vendo uma nuvem enorme e...verde (!!!) vindo em direção ao barco, não faz NADA para se desviar. 


Não vou dar o nome de todos, porque boa parte já é eliminado no episódio piloto. Ficam o pai, o professor Paul Jordan (sai da série no episódio 2); o filho Scott (chato sabe-tudo de história); as universitárias Jill e Eve (saem junto de Paul no episódio 2) e Dr. Fred, o médico recém formado. Todo este elenco sai porque os executivos queriam um grupo mais diversificado de viajantes. O que significou incluir um homem do futuro (com poderes mentais), uma alienígena (com poderes telepáticos e super força), um gato que se comunica telepaticamente (sim!). 


No episódio piloto, é introduzido o personagem Varian (Jared Martin) , que a principio se disfarça de indígena, mas depois se revela um homem vindo do futuro com incríveis poderes mentais que canaliza através de um diapasão com ponta de cristal. 




No segundo episódio, "Atlântida" saem os personagens Paul (pai de Scott), Jill e Eve. E 'saem' é um eufemismo. Ficamos sabendo da saída porque Paul deixou uma carta para o filho (!!), dizendo que não poderia esperá-lo porque sua mãe (esposa de Paul), ficaria angustiada pensando que eles morreram!!! Que pai deixaria o filho para trás?? Não poderia ter esperado o moleque chegar para partir?


Assim, saem três mas entram dois. Entram Liana, meio atlante meio alien, e o gato Sil-El (ambos telepatas...). 




No episódio 3, "Além da Montanha", entra o Dr Smith...quer dizer: o Dr. Jonathan Willoway. Papel especialmente escrito para o ator Roddy McDowall, conhecidíssimo na época pelos macacos Cornelius/Cesar da cinessérie original do "Planeta dos Macacos" (todos os trejeitos de Cornelius estão lá). Ele é descrito como "cientista rebelde da década de 1960, especialista em robótica, computadores e em outras assuntos científicos". Sendo de 1960? Difícil acreditar! Falei Dr. Smith porque ele é tão duvidoso quanto Willoway...




Do elenco fixo original só ficaram Scott e o Dr. Fred, que era o personagem 'esquentado' da série. Voluntarioso e dado a brigas, medicina que é bom, pouco. 


Momento em que Varian entrega a Scott a carta do pai dizendo que o deixou para trás. Fred de olho e pronto para briga!


Assim, a série que era para ter elementos históricos (para isto Scott estava lá), passou a ter várias civilizações com alienígenas, robôs e seres fantasiosos. Não houve interesse do publico nisto. Além disto a série concorria com "Os Waltons" (sem a menor chance!); Desta forma os 13 episódios encomendados, se tornaram apenas 10 e veio o cancelamento! 

Leia também: Falando em Série | VIAGEM FANTÁSTICA (Fantastic Journey) 1977

A série estreou na TV Globo em 1978, aos domingos e há informações que também foi exibida na TV Gazeta na década de 80. Provando que a série não era grande coisa, nem aqui no Brasil ela fez sucesso!!! 


O filme piloto pode ser encontrado no YouTube, assim como todos os episódios, porém não podemos anexar a postagem, pois são bloqueados.




Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou de nossa postagem? 

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


TALVEZ TAMBÉM SE INTERESSE EM LER: 


MEMÓRIA EM QUADRINHOS - SURGE SUPERMAN, O MORCEGO DE AÇO!!!!!!

NAFTASÉRIE..."MULHER-MARAVILHA" - SÉRIE CULT QUE NA VERDADE ERA...DUAS !?!?!?

NAFTASÉRIE... RAÍZES

MEMÓRIA EM QUADRINHOS... BATMAN ´66 ENCONTRA OS AGENTES DA U.N.C.L.E.

NAFTASÉRIE - "ESPAÇO 1999" - O ANO EM QUE A LUA...NOS DEIXOU!



Postar um comentário