NAFTASÉRIE: "FALCÃO DA RUA" - NÃO CONHECE? E SE EU DISSER: "MOTO LASER"??

 Não faz muito tempo, os amantes de seriados eram reféns dos canais de TV disponíveis, hoje chamados de 'canais abertos'. Tinham de torcer para que algum deles trouxesse uma série realmente boa. Justamente por esta escassez, muitas destas séries acabaram na memória dos telespectadores. Nossa matéria relembra uma delas: "O Falcão da Rua", batizada no Brasil de..."MOTO LASER"!! 




 

Embora no inicio os canais de televisão oferecessem uma variedade de séries e filmes para seus telespectadores, com o tempo deixaram de fazê-lo. A certo ponto, as emissoras de TV decidiram que uma produção nacional sairia mais barato do que comprar os 'enlatados americanos' (assim chamados por serem enviados em estojos de lata) 




Assim, as séries começaram a abandonar o horário nobre. Passaram para os fins de semana, depois para durante a semana. E finalmente se transformaram em 'tapa buracos' da programação. Um hábito dos canais de TV era comprar apenas uma temporada ou, como a TV Globo, as vezes comprarem séries JÁ CANCELADAS (mais baratas). É o caso da série que serve de assunto em nossa postagem: MOTO LASER


Nos EUA esta série foi exibida pelo rede ABC de 04 de janeiro a 16 de maio de 1985. No Brasil, embora tenha havido uma disputa entre o SBT e a Rede Globo, quando ela foi comprada já estava cancelada, pois originalmente ela estava programada para o outono americano de 1984, porém uma outra série ("Call to Glory") fez um sucesso inesperado e "Street Hawk" foi adiada. No Brasil ela estreou em setembro de 1985, quando já se sabia sobre seu cancelamento. 


A série "Moto Laser" surgiu seguindo uma tendência da época de focar o protagonismo em máquinas super poderosas. Tentei descobrir o por que de "Moto Laser", mas não há nenhuma explicação. Provavelmente foi para parecer algo futurista, uma moto superior as demais. Mas, não podemos questionar nomes recebidos no Brasil, quando "Águia de Fogo" fez um tremendo sucesso e seu nome era  realmente "Lobo do Ar" (!!). Nunca questionamos porque o "Águia de Fogo" tinha um lobo na fuselagem e os uniformes dos protagonistas também tinham lobos nos emblemas...



"Moto Laser" teve apenas uma temporada e 14 episódios, porém os dois primeiros na verdade eram um só. Originalmente estes dois episódios foram apresentados como um piloto de longa duração. No Brasil foi exibido na "Sexta Super Especial" da TV Globo e seus episódios (os 12 restantes) passaram a ser exibidos aos domingos. A série ficou na Globo até 1988. Em 1990 foi para a Record, onde a exibição do piloto foi feita em duas partes, como dois episódios diferentes. 


O piloto (ou os dois primeiros episódio, se preferir), contam a história do policial Jesse Mach (Rex Smith), que também era 'piloto amador de motos', ele esta em uma missão contra traficantes. Ele tem como parceiro seu melhor amigo. Mas, a coisa não funciona como o esperado e o amigo é morto e Jesse é gravemente ferido no joelho. 





Teoricamente ele não poderia mais pilotar uma moto, mas estamos em uma série e o cara é o principal (além da moto). Assim, ele é escolhido por um engenheiro do governo, Norman Tuttle (Joe Regalbuto) para fazer parte do projeto secreto: MOTO LASER (STREET HAWK). Por causa do joelho, Jesse é transferido para o setor de Relações Publicas da Policia, o que é providencial. Neste setor ele passa despercebido, mas tem acesso a informações valiosas. 




Como ele vai trabalhar para o governo, ele passa por uma cirurgia de reconstrução que o torna apto para o projeto, afinal "Nós podemos reconstruí-lo" (esta entendidos, entenderão...)! E assim ele passa a agir como um vigilante a noite (já que não segue as regras dos policiais) e trabalha nas relações publicas durante o dia. Dormir? Para quê? (Será que recebia dois salários?)


Mas e a estrela do show, a moto? Bem, ela parece uma moto comum, mas não é! Ela pode atingir 500km por hora! É equipada com uma metralhadora e uma...arma laser (será que daí vem o nome no Brasil?)! Tem sistema de suspensão por ar comprimido, lançadores de foguetes...O que nos leva a perguntar: para que o governo queria isto nas ruas das cidades? 


Mas, Jesse não trabalhava sozinho! Provando que este negócio de nerd superinteligente não é coisa recente, o inventor da moto Norman Tuttle (o que escolheu Jesse para pilotá-la) possui uma sala de controle onde monitora toda a ação. E como é clichê nestes casos, os dois são exatamente opostos. Jesse é extrovertido e impetuoso, enquanto Norman é mais introvertido e recatado (afinal ele é o nerd!). 


Um diferencial da série é seu tema musical, composto pelo famosíssimo (na época) grupo "TANGERINE DREAM"... 





A narração em 'off' que iniciava todo episódio (quando a Globo Exibia a entrada), era: 

Este é Jesse Mach, um ex-policial motociclista, ferido no cumprimento do dever. Agora um solucionador de problemas da polícia, ele foi recrutado para uma missão governamental ultrassecreta para pilotar a Moto Laser - uma motocicleta de ataque para todo terreno, projetada para combater o crime urbano, capaz de atingir velocidades incríveis de até quinhentos quilômetros por hora e imenso poder de fogo. Apenas um homem, o agente federal Norman Tuttle, conhece a verdadeira identidade de Jesse Mach. O homem... a máquina... MOTO LASER.



Por que foi cancelada tão cedo? O motivo principal foi: o custo dos episódios! Segundo um dos produtores, a série era cara e não havia 'pegado'. Em outras palavras, a série não agradou ao publico e não valia o investimento. De fato os episódios são repetitivos e com histórias uma tanto 'rasas'. Porém, foi um sucesso no Brasil, gerando até a produção de miniaturas e um autorama "Moto Laser". Mas o sucesso mesmo foi...na Índia!! Foi lançada uma linha de bicicletas baseada na série (desculpe acabar com suas memórias, mas a Moto Laser era uma fusão de moto com chassi de bicicleta...). 


Caso voce queira assistir ao piloto e aos demais episódios da série, disponibilizamos abaixo links. Porém alertamos que só funcionarão com a utilização de Wi-Fi. Os 'dados móveis' não funcionam, porque as operadoras bloqueiam o site. 


MOTO LASER - piloto de longa metragem, equivaleste aos dois primeiros episódios da série


Assistir a série completa





Postar um comentário

0 Comentários