NAFTASÉRIE: "AGUIA DE FOGO" - AINDA LEMBRA DESTA?

 Como sempre o NAFTALINA NERD traz para vocês mais um clássico do passado e que deixou inúmeros fãs com saudades. E olha que o protagonista nem era um  ser humano e sim uma máquina! Mais especificamente um helicóptero...Mas, talvez não o que esteja pensando! Estamos falando de AGUIA DE FOGO...vamos relembrar! 





Apesar de muitos alegarem que 'odeiam a Globo', não temos como negar que em um passado não tão distante ela era o melhor canal para se assistir a seriados recentes...Não que os demais canais não tivessem alguns, mas a Globo era a que comprava produtos mais novos (os demais canais, com raras exceções, reprisavam séries...). 

A internet não existia, a não ser em filmes de espionagem e ficção científica. Mesmo depois do advento dos vídeos cassetes e mesmo com a chegada dos DVDs, os seriados ainda eram difíceis de conseguir. As distribuidoras brasileiras acreditavam que 'não havia publico para este produto'...

Assim dependíamos dos canais de TV, em especial a Globo. E foi na Globo que muitas séries se tornaram sucesso no Brasil, entre elas "AGUIA DE FOGO", sobre a qual falaremos em nossa postagem. 





AGUIA DE FOGO - a série


"AGUIA DE FOGO" fazia parte de uma 'leva' de séries, cujo protagonista não era um ser humano e sim alguma espécie de máquina. Embora algumas destas séries sejam lembradas até hoje, particularmente acho que o fato do protagonista não ser humano limitava um pouco o campo de ação do seriado. Por exemplo em "Águia de Fogo" o helicóptero tinha de aparecer de alguma maneira, o que obrigava o episódio a ter alguma perseguição aérea.

Claro que isto (o protagonista não ser humano) acaba por diminuir os custos da produção, pois as cenas do helicóptero 'entrando' em ação só precisavam ser filmadas poucas vezes. Era sempre o piloto e o co-piloto entrando, ligando os rotores, as hélices começam a girar, o aparelho levanta voo e parte...De resto eram cenas dentro do cabine, das armas disparando, o aparelho em voo, etc. 

Nunca entendi o nome do seriado aqui no Brasil. Ora, o helicóptero não tinha absolutamente nada que lembrasse uma águia, sequer uma imagem pintada...A insígnia no uniforme dos co-protagonistas era um lobo, com asas de morcego e rosnando...Por que 'Águia de Fogo'? Será que alguém na distribuidora brasileira achou que "Lobo do Ar" ficaria estranho e que 'Águia de Fogo' ficaria melhor...afinal águias voam e as armas do helicóptero soltam fogo quando disparadas...


Enfim, o seriado obteve grande sucesso e teve quatro temporadas...Neste ponto você pergunta: "Peraí! Foram só 3! Como assim: 4!?!?" - O que aconteceu foi o seguinte: quando chegou a terceira temporada a série foi cancelada por baixa audiência, era então exibida pelo canal CBS. Seu cancelamento se deu no ano de 1986, após a exibição de 55 episódios. Mas ai, o USA produziu mais 24 episódios em 1987, com um elenco inteiramente novo! E o mais interessante, é que no Brasil os 55 primeiros episódios (1ª à 3ª temporadas) foram exibidos pela Globo e a 4ª temporada pela Record...


elenco quarta temporada

No final a série acabou com 80 episódios, pois o filme que dá origem a série não faz parte dela...Explico: no passado era bastante comum que antes de uma série ser produzida, se fizesse um longa metragem para 'medir a  reação' do público. Se fosse positiva, a série era encomendada. se fosse negativa, a série nem chegava a existir (Irwin Allen sentiu esta rejeição algumas vezes).

Mas por que a série perdeu audiência? Bem a primeira temporada e parte da segunda tem um direcionamento diferente das demais. O filme  que dá origem a série, marca o relacionamento de profunda desconfiança entre os personagens centrais: Stringfellow Howke (Jan-Michael Vincent) e Dominic Santini (Ernest Borgnine) e a organização para quem trabalham, chamada de a FIRMA (apelido anterior da CIA), desconfiança que inclui o agente que os recrutou, o "Arcanjo". Além disto, os dois roubaram o protótipo do helicóptero e foram acusados disto...

Não entendeu a situação? O que aconteceu foi o seguinte: o criador do helicóptero Charles Henry Moffet - um gênio, que por acaso também era um psicopata e adorava matar mulheres - roubou o protótipo do "Águia de Fogo", no dia da demonstração de suas habilidades ao senado americano. No processo Moffet mata o senador que estava presente e fere gravemente o 'Arcanjo'. 

Moffet leva o helicóptero para a Líbia e passa a usá-lo para atacar alvos diversos, entre eles um destroier americano. Bem, isto não podia ficar impune, certo? Arcanjo vai ao encontro do recluso Stringfellow, que havia sido piloto de testes do Águia de Fogo, Stringfellow por sua vez chama seu amigo e mentor Dominic. 

O Arcanjo havia deixado sua assistente Gabrielle para informar Stringfellow sobre sua missão. Obviamente uma mulher em meio a tantos homens se tornou o interesse amoroso de Stringfellow, porém ela é capturada em missão pelo psicopata Moffet, que a tortura e mata! 


Howke então recupera o helicóptero e manda Moffet para 'o espaço' com uma chuva de mísseis e retorna aos EUA com o Aguia...só que ao invés de devolve-lo...fica com ele! Imediatamente vira alvo das organizações investigadoras americanas. Para protege-lo, o Arcanjo sugere uma parceria...Esta base deixou o seriado 'muito pesado' segundo os produtores, eles queriam algo 'mais família'!!!

Como fazer uma série 'família' com um helicóptero carregado de armas??? A série foi suavizada fazendo com que Howke e Dominic trabalhassem para a FIRMA como parceiros cooperativos...Com isto a audiência caiu até o cancelamento em 1986, após 55 episódios.

Claro que a série sofria com outros problemas, o ator Jan-Michel tinha problemas sérios com a bebida e isto tumultuava as gravações. a sorte é que ele tinha memória fotográfica e assim conseguia decorar os roteiros...

Uma curiosidade sobre a série é que ela teria como origem, não o filme longa metragem sobre o qual falamos, mas sim um episódio de uma seriado de bastante sucesso na época...MAGNUM!! O episódio numero 20 da terceira temporada: "Two Birds of a Feather" ("Dois da Mesma Laia"), deveria funcionar de episódio 'backdoor' (que presenta uma nova série). Claro que o conceito era diferente, mas a ideia era transforma-lo em uma série que mais tarde se tornou "Águia de Fogo".

Outra curiosidade é que o helicóptero usado nas filmagens, um Bell 222A, após o fim da série (quarta temporada incluída) foi vendido e se transformou em um helicóptero ambulância na Alemanha. Em junho de 1992, ele caiu e foi destruído, matando as 3 pessoas a bordo...




Uma ultima curiosidade é o nome que recebeu em inglês. O conceito da série era um helicóptero supersônico armado, disfarçado de nave civil. Um "lobo em pele de cordeiro", dai AIRWOLF - Lobo do Ar. Deste conceito também nasceu as insígnias dos uniformes...



Gostou desta postagem?
Talvez se interesse por estas outras postagens:

TALVEZ TAMBÉM QUEIRA LER: 

Aproveite que está por aqui e faça uma visita ao nosso Blog Parceiro: MEMÓRIA MAGAZINE! 👈 Clique Aqui









Postar um comentário

0 Comentários