Mais uma criação genial da dupla Joe Ruby & Ken Spears (a mesma que criou Scooby-Doo), "O Urso do Cabelo Duro" ("Help!...It's the Hair Bear Brunch") foi produzida pela Hanna-Barbera Productions, e a animação foi exibida entre setembro de 1971 a janeiro do ano seguinte com uma única temporada de 16 episódios pela CBS. Porém, mesmo com muito bom humor, personagens carismáticos, espertalhões e engraçados, a animação não alcançou o sucesso esperado na época e acabou sendo rejeitado pelo público jovem e por alguns críticos que o compararam com uma versão animada da sitcom "O Show de Phil Silvers"("The Phil Silvers Show") ou uma cópia de outro desenho da Hanna-Barbera, o "Manda-Chuva"("Top Cat") que curiosamente, este sim era baseado no programa de Phil Silvers. Apesar disso, muitos críticos elogiaram o roteiro do desenho afirmando ser muito atual para época, com um estilo hippie and soul, irreverente e sofisticado mostrando os primeiros animais vigaristas.
Anos depois de sua primeira exibição, o desenho caiu no gosto do público devido a suas constantes reprises, sendo apreciado com outros olhos e até mesmo redescoberto pelas gerações seguintes, com muitos afirmando que "O Urso do Cabelo Duro"("Help!...It's the Hair Bear Brunch") com um dos desenhos de maior sucesso da Hanna-Barbera apesar que, ainda há críticos que negam dizendo que o desenho era muito obscuro e pouco conhecido pelo público em geral. Contudo, no consenso geral, a animação é muito divertida e engraçada agradando hoje fãs antigos e novos.
Em cada episódio do desenho, nos era mostrado o dia-a-dia de três ursos espertalhões que sempre arrumavam confusão no Zoológico das Maravilhas ("Wonderlan Zoo") ao criar esquemas para festas, saídas clandestinas entre outros planos. Sob a constante vigilância do ranzinza e autoritário diretor do Zoo, Sr. Eustace P. Peevly e seu atrapalhado e abobado assistente, o grandalhão Lionel J. Botch o trio usava de muita astúcia e jogo de cintura para evitar que seus planos fossem descobertos. Liderados pelos esperto Cabeludo (Hair Bear) que com sua fala mansa e carisma consegue convencer seus amigos, Quadrado (Square Bear) o grandalhão da turma mas também o mais ingênuo e pouco inteligente e o baixinho e falastrão Enrolado (Bubi Bear) que geralmente quase ninguém entende por sua fala rápida e enrolada mas que é sempre fiel a Cabeludo sendo de grande ajuda quando tem de distrair Peevly e Botch. Quando precisavam de uma saída rápida, Cabeludo sempre contava com a moto invisível do Quadrado, cuja imaginação fétil inexplicavelmente fazia o veículo existir sendo pilotada somente por ele. Eles viviam numa caverna cheia de truques com utensílios e eletrodomésticos modernos escondidos, que eles somente revelavam quando apertava a alavanca secreta para evitar que Peevly descobrisse. Cabeludo e seus amigos também contavam com a cumplicidade dos demais animais do Zoo com destaque para o gorila Bananas, o leão Peludo, o elefante Fumbo, os hipopótomos Hércules e Hippy, George a girafa e o macaco Melvyn. Outro personagem que davam as caras no desenho vez ou outra, eram o Superintendente cujo nome nunca é mencionado, sendo o único que faz Peevly tremer de medo, mas também é muitas vezes enrolado pela fala mansa e esperteza de Cabeludo.
No Brasil o desenho foi exibido nos anos 80 pela Bandeirantes e Record e mais tarde na TV a cabo nos canais Cartoon Network e Boomerang. As aventuras de Cabeludo e sua turma também apareceram nos quadrinhos publicados pela Golden Keyes Comics com adaptações dos episódios da TV e histórias inéditas. Sua única temporada foi lançada em DVD e também possui episódios lançados em plataforma digital sendo encontrados no Google Play Store e iTunes Stores.
CURIOSIDADES:
- No Brasil Cabeludo, Enrolado, Quadrado, Sr. Peevly e Botch foram dublados respectivamente por Francisco Milani (dublador do personagem Thomas Magnum no seriado de mesmo nome, e interprete do Pedro Pedreira da Escolinha do Professor Raimundo e Saraiva do Zorra Total), Paulo Pinheiro (ator global conhecido por papéis coadjuvantes em diversas novelas e por dublar atores como Dan Hedaya e Lane Smith, o Perry White do seriado "Lois e Clark - As Novas Aventuras do Superman"); Milton Luiz (dublador de Ricardo Montalban em "A Ilha da Fantasia", Brutus nos desenhos do Popeye e Lex Luthor em "Superamigos"), Maurício Barroso (dublador de David Niven na primeira versão de "Casino Royale" e Richard Anderson em "O Homem de Seis Milhões de Dólares" e "A Mulher Biônica") e Guálter França (que dublou George Reeves em "As Aventuras do Superman", Ben Grim no desenho "Quarteto Fantástico" e Superman/Clark Kent no desenho "Superamigos");
- o personagem Cabeludo aparece no especial "Hanna-Barbera's All-Star Comedy Ice Revue" em 1977 numa homenagem a Fred Flintstone e também no desenho "Harvey Birdman o Advogado" como réu acusado de agressão; ele também faz uma aparição especial na animação " Welcome to Eltingville".
0 Comentários