CINE-MEMÓRIA | (Original & Versão): VIAGEM INSÓLITA (Parte II)


Como já mencionado no post anterior, há períodos em que a falta de criatividade na indústria do cinema, faz com que muitos estúdios optem por remakes ou reboots (que na maioria das vezes são péssimos!). Porém, em alguns casos, também temos versões de filmes clássicos que são uma espécie de homenagem a obra original. Acredito este seja o caso que ocorreu com VIAGEM FANTÁSTICA (1966) e sua "versão" dos anos 80: VIAGEM INSÓLITA (1987).  E, antes que os mais críticos se manifestem, já me adianto e declaro que o filme de 1987, não é uma refilmagem, mas sim, uma obra inspirada no filme de 1966. O fato é que é impossível assisti-los e não associá-los entre si. Dito isto, fizemos o seguinte, dividimos a matéria em dois posts distintos, a primeira parte tratou do longa VIAGEM FANTÁSTICA, de 1966 e agora, nesta sequência temos a continuação, onde vamos falar sobre a VIAGEM INSÓLITA, de 1987. O link para a primeira parte estará no fim do post. Boa Viagem!

 - II PARTE - 



 
SINOPSE: O tenente Tuck Pendleton (Dennis Quaid) é um piloto rebelde num pequeno submarino que deve virar miniatura e ser introduzido no corpo de um coelho. Mas o laboratório acaba sendo invadido por espiões, que roubam uma peça importante do experimento e a seringa com o piloto acaba sendo injetada num tímido caixa de supermercado (Martin Short). O rapaz logo percebe que está com um homem em seu corpo, circulando em suas veias, dando instruções em seus tímpanos e tenta com a jornalista Lydia (Meg Ryan), a namorada de Tuck, recuperar o chip dos bandidos.
 
 
Título: VIAGEM INSÓLITA 
Título Original: Innerspace
Ano: 1987
Estúdio: Warner Bros
Gênero: Comédia / Ficção Ciêntifica
Duração: 120 min.
Direção:Joe Dante (Gremlins)
Roteiro: Jeffrey Boam e Chip Proser 
ELENCO Principal:
- Dennis Quaid (Tenente Tuck Pendleton)
- Martin Short (Jack Putter)
- Meg Ryan (Lydia Maxwell)
- Kevin McCarthy (Victor Scrimshaw)
- Fiona Lewis (Dra. Margaret Canker)
- Vernon Wells (Sr. Iago)
- Robert Picardo (Cowboy)
- Wendy Schaal (Wendy)
- Harold Sylvester (Pete Blanchard)
- William Schallert (Dr. Greenbush)
- Henry Gibson (Sr. Wormwood)
- John Hora (Ozzie Wexler)
Produção: Michael Finnell
Coprodução: Chip Proser
Produção executiva: Peter Guber / Jon Peters / Steven Spielberg
Trilha Sonora: Jerry Goldsmith
Cinematografia: Andrew Laszlo
Direção de arte: James H. Spencer e William Matthews
Efeitos especiais: Michael Wood
Figurino: Rosanna Norton
Edição: Kent Beyda
Companhias produtoras: Amblin Entertainment/The Guber-Peters Company / Warner Bros.
Orçamento: US$ 25 milhões



"É uma comédia idiota e estúpida, que é exatamente o que as pessoas precisam no verão", chegou a declarar Dennis Quaid. "É muito idiota e eu adoro isso. Deixe seu cérebro em casa e você se divertirá."
Não tem como discordar de Quaid, mas a verdade é que o longa consegue dosar muito bem entre o humor e os momentos de romance e aventura policial, algo que faço questão de ressaltar. Destaque também para a química perfeita entre o atrapalhado e divertido Martin Short e o galã Dennis Quaid. E, claro que temos Meg Ryan, em inicio de carreira, que brilha cheia de charme e simpatia. Os efeitos ganhadores do Oscar, ainda hoje não fazem feio e apesar de ser um roteiro raso que mais se preocupa em divertir do que contar uma boa história, é certo que são duas horas de um excelente entretenimento familiar, como poucos que podemos desfrutar hoje em dia. Um extra em dose de humor, fica por conta dos cortes de cabelo e da moda oitentista. E, graças ao sempre competente Jerry Goldsmith, temos uma excelente trilha Sonora. Acredito que a única coisa que pode suscitar alguma crítica negativa seja o próprio público que talvez em algum momento não se identifique com as piadas ou mesmo com o ritmo da comédia. Além do que, há sim quem teria desejado um remake mais sério da clássica aventura de 1966. Fora isso, é um bom filme que envelheceu bem.  Nota 8,5/10
 

CURIOSIDADES:

  • O filme foi um fracasso nos cinemas, tendo custado cerca de 25 milhões de dólares, ele faturou apenas 27,8 milhões em bilheteria.
  • Mesmo tendo ido tão mal nas bilheterias, o filme tem boas avaliações da crítica especializada, com 82% de aprovação no Rotten Tomatoes. 
  • O filme ganhou um Oscar da Academia, em 1988, na Categoria Melhor Efeitos Especiais Dennis Muren, Bill George, Harley Jessup e Kenneth Smith. 
  • Chuck Jones, o criador do personagem Pernalonga, pode ser visto em uma pequena ponta, comendo uma cenoura na cena do supermercado.
  •  Meg Ryan conheceu Dennis Quaid durante as gravações e mais tarde se casaram.
  •  O filme começou com um roteiro original de Chip Proser, que era basicamente uma cópia de "Fantastic Voyage", de 1966. Somente depois foi reescrito por Jeffrey Boam como a comédia que conhecemos. 
  • A Produção, nos estágios iniciais, chegou a considerar Michael J. Fox como Tenente Tuck Pendleton e Arnold Schwarzenegger como o hipocondríaco Jack Putter.
  • O diretor, Joe Dante, tem uma participação especial sem créditos como funcionário da Vectorscope, enquanto os colegas de elenco da SCTV de Short, Joe Flaherty e Andrea Martin, têm participações especiais como pacientes da sala de espera.

PRÊMIOS:
 - Ganhou
    1988 - Oscar: Melhores Efeitos Visuais
 - Indicado:    
    1988 - Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films: Melhor Diretor, Melhor Filme de Ficção Científica e Melhores Efeitos Especiais


DUBLAGEM:

ESTÚDIO: Herbert Richers
ELENCO :
- Dennis Quaid (Tenente Tuck Pendleton): Garcia Júnior 
- Martin Short (Jack Putter): Carlos Marques 
- Meg Ryan (Lydia Maxwell): Miriam Ficher 
- Fiona Lewis (Dra. Margaret Canker): Carmen Sheila
- Kevin McCarthy (Victor Scrimshaw): José Santa Cruz
- Robert Picardo (Cowboy): Carlos Roberto
- Wendy Schaal (Wendy): Iara Riça
- Harold Sylvester (Pete Blanchard): Mauro Ramos
- William Schallert (Dr. Greenbush): Miguel Rosenberg
- Henry Gibson (Sr. Wormwood): Orlando Drummond
- John Hora (Ozzie Wexler): Márcio Simões
- Mark L. Taylor (Dr. Niles): Carlos Seidl 
- Kevin Hooks (Duane): Ayrton Cardoso
- Dick Miller (Taxista): Dario Lourenço
- Locutor: Márcio Seixas
- Letreiro: Leonardo José

 
 
 
Gostou deste post?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nossa página no Facebook. 
Junte-se a família "NAFTALINA NERD", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
 
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

 
 

Postar um comentário

0 Comentários