Nesta postagem mais uma vez vamos revisitar um dos já clássicos filmes da Sessão da Tarde. Curiosamente, a produção é de 1964, mas o filme: 'As 7 Faces do Dr. Lao' só ganhou sua legião de fãs nos anos 80. O Excêntrico chinês e seu circo de bizarrices que chega na pequena cidade de Abalone e que vai aos poucos vai desmascarando a hipocrisia e sujeira oculta de seus habitantes, a medida que interagem com as criaturas do show. Destaque para o inegável talento do ator Tony Randall que interpreta quase que uma dezena de personagens. Também é válido lembrar que mesmo os efeitos especiais sendo da década de 60, ainda hoje impressionam, principalmente a maquiagem das muitas faces de Lao. Enfim, consegue se lembrar deste filme? Não? Nem imagina do que estamos falando? Não importa. Continue lendo e viaje conosco em mais esta deliciosa aventura nostálgica. Boa Leitura!
SINOPSE: "Respeitável público, o circo chegou!" Abalone, no Arizona, era um lugar ermo e tranquilo onde os habitantes se preocupavam tão somente com o tédio e em sobreviver à Grande Depressão... Era, até o circo do Dr. Lao chegar à cidade e mudar a vida de todos. Esperando apenas mais um espetáculo circense, os cidadãos de Abalone notaram algo de esquisito no circo. Seres estranhos, atrações cujo nome sequer podiam soletrar, criaturas infernais, animais de todos os tipos, mitos da antiguidade, serpentes, híbridos e muito mais - eram inúmeras as atrações bizarras. Aos poucos o circo faz ruir a frágil máscara dos habitantes locais; (des)ilusões amorosas, o tédio oculto nas vidas de fachada, segredos revelados transformam o espetáculo em uma bizarra percepção do próprio ser humano. Em poucos dias, Dr. Lao irá alterar a vida dos moradores de Abalone para todo sempre...
Roteiro: Charles Beaumont / Ben Hecht
Baseado no livro: The Circus of Dr. Lao, de Charles G. Finney
- Os efeitos em stop motion de Jim Danforth valeram uma indicação ao Oscar de Efeitos Especiais.
- "As 7 Faces do Dr. Lao” ganhou um prêmio honorário (para uma categoria que na época nem existia) de melhor maquiagem, pelo trabalho de John Tuttle. (Na história do Oscar, somente outro filme levaria um prêmio semelhante: "O Planeta dos macacos”, quatro anos depois).
- O "Espetacular Woldercan" que o Dr. Lao apresenta como o grande final de seu circo contém muitas imagens de uma produção anterior de George Pal, Atlantis, o Continente Perdido, de 1961, bem como algumas imagens de lava fluida de "A Máquina do tempo" e imagens de ações de destruição da produção "Quo Vadis" de 1951.
- A bola de cristal e a grande ampulheta usada pela bruxa má do oeste em O Mágico de Oz de 1939 podem ser vistas no filme. Além disso, na cena em que Mike visita Lao à noite, uma tartaruga de duas cabeças pode ser vista; que depois disso também fez algumas aparições posteriores na série de televisão The Addams Family.
- “As sete faces do Dr. Lao” foi o último trabalho do cineasta George Pal, mais lembrado pela direção do clássico "A Máquina do Tempo" (1960). Pal também produziu o sucesso "A Guerra dos Mundos" de 1953.
- O diretor George Pal inicialmente queria que Peter Sellers interpretasse o Dr. Lao.
- Tony Randall aparece misturado ao público na 2ª apresentação do circo.
Gostou da postagem?
- Papo de Cinema| O GALANTE MR DEEDS (Mr. Deeds Goes to Town) - 1936
- In Memorian: SEAN CONNERY (1930-2020)
- Papo de Cinema: O NOME DA ROSA (Der Name der Rose) 1986
- Papo de Cinema: O ÚLTIMO DRAGÃO (The Last Dragon) 1985
- Papo Furado: O MASKARA (The Mask) 1994
- Sessão da Tarde: OS TITÃS VOLTAM A LUTA EM ATLÂNTIDA (1978)
- Sessão da Tarde: O FANTASMA DO BARBA NEGRA (1968)
0 Comentários