NAFTASÉRIE | OS DESTEMIDOS (I Spy) - 1965



Neste NAFTASÉRIE vamos a distante década de 60, de volta a guerra fria e as conspirações internacionais. Hoje vamos relembrar das aventuras de Kelly Robinson (Robert Culp) e Alexander Scott (Bill Cosby) que juntos viajam o mundo como agentes secretos disfarçados como jogadores de tênis. Sim, estamos falando da série: OS DESTEMIDOS. A rotina dessa dupla envolvia perseguir vilões, espionagem e claro, belas mulheres. Lembrou? Já ao menos ouviu falar? Não! Tranquilo! Fique conosco e embarque em mais essa aventura!

 

SINOPSE: No centro das aventuras temos um jogador internacional de tênis chamado Kelly Robinson, (Robert Culp), juntamente com seu treinador Alexander Scott (Bill Cosby) que na realidade eram agentes secretos trabalhando para o Pentágono, que se disfarçavam e viajavam como tenistas amadores, porém talentosíssimos, jogando tênis com pessoas muitas ricas em troca de hospedaria e vida boa, enquanto às escondidas perseguiam espiões ou mulheres bonitas.

Título: OS DESTEMIDOS
Título original: I Spy
Gênero: Comédia de ação
País: EUA
Emissora: NBC
Criadores: David Friedkin e Morton Fine (escritores) e Fouad Said (diretor de fotografia)
Produção: Triple F Productions 
Duração: 15 de setembro de 1965 à 15 de abril de 1968
Episódios: 82, com duração média de 50 minutos, distribuídos ao longo de 3 temporadas.
Elenco Principal:
 - Robert Culp  -  Kelly Robinson
 - Bill Cosby  -  Alexander Scott
 - Antoinette Bower  -  Shelby Clavell
 - Sheldon Leonard  -  Sorgi
 - France Nuyen  -  Sam-than Mclean
  - Alan Oppenheimer  -  Coronel Benkovsky
Compositor da música tema: Earle Hagen
Produtor executivo: Sheldon Leonard
 

Nossos agentes enviados para a década de 60, TN e DF, continuam enviando postagens sobre as séries que faziam sucesso na época e que marcaram de alguma forma a televisão e até invadiram os cinemas em versões atualizadas. Desta vez a série é "I Spy", 'Eu Espião' que por alguma razão desconhecida ganhou o nome de "Os destemidos" no Brasil.

Não temos informações concretas e pessoalmente não lembro o canal em que era exibido no Brasil, mas tudo indica que era a extinta TV Excelsior ou a TV  Record (original), mas o horário era às 10:00 hs, sei porque eu não tinha permissão para assistir (Sim, houve uma época em que crianças tinham hora para dormir). 

A série tinha algumas características que a diferenciavam de outras, primeiro por misturar espionagem com jogos esportivos e segundo por ser a primeira série a ter um afro-descendente no papel principal! Algo impensável para a época. Sim haviam negros nos seriados, mas eram relegados a ajudantes ou pior, bandidos...


A série era estrelada por Robert Culp e por Bill Cosby. Os dois tinham excelente química no ar e suas brincadeiras eram um show a parte no seriado. Posteriormente Cosby ficaria mais conhecido e famoso por shows de comédia como 'Bill Cosby Show". Recentemente, ele voltou a mídia mas de forma negativa, ao ser acusado de agressão sexual...

A série...

A série acompanhava as aventuras do jogador amador de tenis Kelly Robinson (Robert Culp), que corria o mundo acompanhado de seu treinador Alexander Scott (Bill Cosby), ele jogava em troca de hospedagem e comida,  mas tudo isto não passava de 'fachada', Na verdade os dois eram agentes secretos trabalhando para o Serviço de Inteligência americano. A fama que os dois tinham como jogador e treinador, facilitava suas missões, já que eles podiam estar em qualquer país onde fosse necessário sem chamar atenção. 

Obviamente muitas de suas missões envolviam mulheres bonitas, lugares luxuosos e exóticos em volta do mundo, numa clara imitação de James Bond (que afinal influenciava os filmes da época). Ao contrário do que talvez se pense, Cosby não era o personagem cômico da série, na verdade ele era o agente mais experiente, enquanto o personagem de Culp era mais do tipo playboy atlético...

Embora um ou outro episódio pudesse ter um ar mais cômico, os roteiros normalmente abordavam o lado mais obscuro da espionagem, abordando as vezes assuntos mais pesados como vicio em entorpecentes e até um assunto tabu na época que era o Vietnan. 

A série em outras midias...

Em 1994, foi lançado um longa para a TV intitulado "I Spy Returns", nele Culp e Cosby repetem seus papéis, porém enquanto Robinson se tornou diretor da agência, Scott saiu do 'serviço' e foi para a vida civil. Os dois tem de voltar a ação afim de ajudar seus filhos que são agentes da ativa (talvez a intenção fosse apresentar uma nova geração...). 



Em 2002, foi lançado a versão de cinema estrelado por Eddie Murphy e Owen Wilson, como não podia deixar de ser , num 'rasgo' de originalidade, os papeis são invertidos. Owen é o agente experiente, enquanto Murphy é um boxeador recrutado para ajudar numa missão. O filme foi mal nas bilheterias, e o resultado era o esperado porque é muito fraco...


Uma curiosidade é que a antiga série "O Agente 86" parodiou em um de seus episódios "Os Destemidos". O episódio era chamado "Die Spy" (Morra Espião), nele Maxwell Smart finge ser um campeão internacional de tenis de mesa. O episódio chega a recriar fielmente a arte gráfica e a musica tema de "Os Destemidos". 

A série também gerou livros e histórias em quadrinhos.



Texto: Paulo Cirino

Postar um comentário

0 Comentários