Hoje vamos relembrar um verdadeiro clássico de um dos estilos cinematográficos mais queridos por quem cultiva a nostalgia: o velho e bom faroeste. Sim, é hora de cavalgar rumo ao Velho Oeste com seus tiroteios eletrizantes e personagens durões típicos dos famosos "bang-bangs".
O destaque desta vez é um título que marcou época — tanto que ganhou o slogan provocador: "Um filme que elas vão adorar e eles vão temer". Não é pouca coisa! Para se ter uma ideia do impacto, esse foi o único western a conquistar a impressionante marca de 38 semanas seguidas em exibição nos cinemas de São Paulo — algo que nenhum outro do gênero conseguiu repetir.
Estamos falando de O Dólar Furado, uma joia do faroeste spagheti que certamente já passou pela tela de todos os apaixonados pelo gênero. Então, prepare-se para a viagem no tempo e mergulhe com a gente nessa matéria especial. Boa leitura!
SINOPSE: Na América do século XIX, após o término da Guerra Civil, o ex-capitão confederado Gary O’Hara (vivido por Giuliano Gemma) tenta reconstruir sua vida longe dos horrores do campo de batalha. Em busca de um novo propósito, ele aceita a missão de eliminar um temido fora-da-lei conhecido como Black Jack. No entanto, o que Gary não imaginava era que seu alvo era, na verdade, seu próprio irmão — a quem ele acreditava ter perdido na guerra.
Ao descobrir a verdade tarde demais, Gary se vê consumido pelo arrependimento. Em seus últimos momentos de vida, seu irmão lhe entrega uma misteriosa moeda, peça-chave para desvendar uma trama muito maior. Movido pela dor e pelo desejo de justiça, Gary decide enfrentar aqueles que o manipularam, iniciando uma jornada de vingança implacável.
Título Original: Un dollaro bucato / Blood for a Silver Dollar
Data de lançamento: 08 de Agosto de1965
Gênero: Western Spagheti
País de Origem: Itália / França
Tempo de execução: 1h 39min
Direção: Giorgio Ferroni
Direção de fotografia: Antonio Secchi
Roteiro: Giorgio Ferroni/Giorgio Stegari
Trilha Sonora: Gianni Ferrio
Elenco:
Giuliano Gemma....... Gary O'Hara (como Montgomery Wood)
Evelyn Stewart....... Judy O'Hara
Pierre Cressoy....... McCoy (como Peter Cross)
Giuseppe Addobbati....... Donaldson (como John Mac Douglas)
Franco Fantasia....... Xerife Anderson (como Frank Farrel)
Tullio Altamura....... Peter (como Tor Altmayer)
Massimo Righi....... Brad (como Max Dean)
Andrea Scotti (como Andrew Scott)
Nazzareno Zamperla....... Phil O'Hara (como Nick Anderson)
Benito Stefanelli....... James (como Benny Reeves)
Franco Lantieri....... Slim (como Frank Liston)
Produção: Fono Roma; Dorica Film; Adriatica Film; Corona Cinematografica; Franco Roma
Distribuição: Valoria Films
Bilheteria: US$ 2,2 milhões (Itália)
"Un Dollaro Bucato", como sugere o título original, é um faroeste Spagheti, considerado como um subgênero do western por serem produções de baixo orçamento filmados na Itália ou na Espanha sendo muito diferentes dos westerns feitos nos EUA, que eram produções de grande porte e com orçamentos estrondosos feitos em locações imponentes no oeste e no sul do país. Porém, o Dólar Furado marca o inicio de uma nova e melhorada fase nestas produções que deixou os estúdios americanos assustados, pois seus faroestes começavam a apresentar produções mais bem acabadas que demonstravam ter mais êxito junto ao público que as produções americanas. A se saber, o longa tem uma trilha sonora excelente, fotografia inovadora para a época e interpretações excelentes de: Giuliano Gemma, Ida Galli, e Pierre Cressoy.
O DÓLAR FURADO alcançou sucesso também por ser novidade e pela música: "Se tu non Fossi Bella come Sei", composta por Giovanni Locatelli e interpretada por Fred Bongusto foi apresentada por Gianni Ferrio ao grande público.
“O Dólar Furado” permaneceu 38 semanas ininterruptas em cartaz na cidade de São Paulo, feito jamais igualado antes ou depois por qualquer outro faroeste. Sim, mesmo tendo sido lançado simultaneamente em vários bairros da grande São Paulo, permaneceu 24 semanas no Cine Coral e outras 14 semanas no Cine Éden, ambos no centro da cidade.
Foi o segundo filme italiano de maior bilheteria na Itália no ano de 1965, atrás de Por Alguns Dólares A Mais.
Logo que começou a atuar em westerns, os produtores obrigaram Giuliano Gemma a utilizar o americanizado nome artístico de Montgomery Wood, logo apelidado de "Ringo Wood". Seu primeiro western foi “Uma Pistola para Ringo” (Una Pistola per Ringo) que obteve pouca projeção, mas, “O Dólar Furado” seu segundo filme, alcançou estrondoso sucesso de bilheteria. Depois disso Giuliano Gemma exigiu voltar a ter seu nome verdadeiro nos créditos.
O Dólar Furado foi o primeiro western do diretor Giorgio Ferroni que a época adotou o pseudônimo de: Calvin Jackson Padget.
as filmagens que duraram 32 dias ocorreram parte nos bosques de uma região chamada Manziana, província de Roma e parte na cidade cenográfica dos estúdios de Elios, também próximo a Roma.
Gostou da postagem?Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem por aí!Seu comentário é muito importante pra nós.Talvez se interesse por estas outras postagens:
Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem por aí!
Seu comentário é muito importante pra nós.
0 Comentários