Existem até hoje inúmeros fãs da série de TV: ZORRO. Porém, ao conversar com alguns deles, talvez se surpreenda ao descobrir que os fãs podem estar falando de dois personagens diferentes! Alguns podem lhe dizer por exemplo, que o personagem tinha um cavalo preto e um ajudante de nome Bernardo. Outros, lhe dizem que o personagem tinha um cavalo branco e seu ajudante era um índio chamado Tonto! E agora quem esta certo? De onde surgiu esta confusão? Nossa matéria mostra a origem da duplicidade e também relembra os dois personagens. Sim, dois! Leia e entenda!
Para grande parte das pessoas quando se fala em "Zorro", a primeira coisa que lhe vem a mente é o personagem, que tinha mania de deixar uma marca "Z" nos vilões e as vezes em outros lugares. Tinha como identidade secreta Don Diego de La Vega, dandi (cavaleiro) chegado aos livros e avesso a violência e na série de TV contracenava com Bernardo (criado surdo mudo), Sargento Garcia (um tanto fora de forma para um sargento) e Cabo Reyes (um tanto 'lento de raciocinio')...
Esta confusão de identidades começou na década de 30...
Troca de nome...
Bom, como tem um monte de pessoas que dizem odiar a Globo, vou colocar mais 'um prego no caixão': o nome do "Cavaleiro Solitário" foi trocado para "Zorro" (no Brasil), por causa de uma sessão do jornal "O Globo" que publicava 'tirinhas' diárias de heróis...o Globo Juvenil. Vale destacar que a editora EBAL já havia adotado o nome errado um pouco antes...
Mas, a coisa vai um pouco além. O nome original do personagem era "Lone Ranger", acontece que traduzir ranger, que significa 'policial rural' ou 'patrulheiro', não faria sentido aqui no Brasil (raciocínio que não se sustenta). Não havia nada semelhante ( e o patrulheiro rodoviário?). Assim era um dilema para os editores. Mas, como chegaram à Zorro?
O criador do personagem chamava-se George Washington Trendle e o escritor responsável por desenvolve-lo era Fran Striker. Acontece que Fran Striker também era roteirista da produtora "Republic Pictures", que por sua vez tinha um seriado onde o Zorro foi transformado em um faroeste.
Para piorar, o Zorro da série que se chamou: "Zorro's Fighting Legion" de 1939, tinha um cavalo branco parecido ao do "Cavaleiro Solitário" (Lone Ranger). A partir dai a confusão estaria estabelecida. O Zorro caracterizado como cowboy já havia aparecido numa série anterior, também da Republic, chamada "The Bold Caballero" (Cavaleiro Audaz) de 1936. E foi um sucesso.
Dai, como sempre, vieram as continuações "Zorro Rides Again" (1937); "Zorro's Fighting Legion" (1939); "Son of Zorro" (1947); e finalmente "Ghost of Zorro" (1949), que acabou de estabelecer a confusão: o Lone Ranger era descendente de Don Diego e havia assumido o 'manto' do herói...
E adivinhem só quem era o ator que interpretava o tal descendente de Don Diego nesta série? Era: CLAYTON MOORE, o mesmo ator que interpreta "O Cavaleiro Solitário" na série de Tv!! (Mais sobre o ator, clique aqui)
E este 'negócio' de descendente parece que agradou, porque o "Cavaleiro Solitário' também tem um descendente que acaba virando um super herói mais 'atual'...inclusive fez dupla com Batman!! Já matou a 'charada' não? Estamos falando de Britt Reid o "Besouro Verde"!!
Maiores detalhes sobre o Besouro Verde, voce pode ler aqui (passe o mouse).
Maiores detalhes sobre o Besouro Verde, voce pode ler aqui (passe o mouse).
Apenas na década de 80 é que a questão dos nomes foram corrigidos, curiosamente por causa das animações baseadas em cada um dos personagens...
Talvez também se interesse em ler:
0 Comentários