NAFTASERIE | OS GATÕES (The Dukes Of Hazzard)

 
Desta vez, o NAFTALINA NERD resgata a memória de um dos clássicos da Sessão Aventura das tardes na Globo, nos anos 80. O seriado: OS GATÕES, uma divertida comédia, com muitas cenas ação e saltos empolgantes do “General Lee”, o Dodge Charger RT, ano 1969 que conquistou mais fãs do que os astros da série. Lembrou? Não conhece? Sem problemas! Fique conosco e embarque acelerado em mais esta nostalgia. Boa Leitura!
 

 
SINOPSE: A série se passava no Condado de Hazzard, uma cidadezinha do interior do estado da Geórgia, em que os irmãos Luke (Tom Wopat) e Bo Duke (John Schneider) viviam no rancho de seu tio Jesse (Denver Pyle) junto da prima Daisy (Catherine Bach). Jesse tinha conseguido liberar os irmãos após eles serem presos traficando uísque clandestino, e em um acordo com o governo para impedir que eles fossem para a prisão, ambos não podiam ser novamente apanhados com qualquer prova, que os incriminassem por qualquer crime, ou provas pelos quais eles foram anteriormente acusados, no caso comercializar bebidas ilegais e portar armas de fogo. Porém os Dukes sempre acabam se envolvendo em negócios ilegais que os deixam em conflito com as autoridades locais, especialmente o corrupto Chefe Hogg (Sorrell Booke) e o atrapalhado xerife Rosco P. Coltrane (James Best), geralmente fugindo em seu carro, um Dodge Charger apelidado "General Lee".

Título: OS GATÕES
Título Original: The Dukes Of Hazzard
Ano: 1979-1985
País: EUA
Emissora: CBS
Companhias Produtoras: Paul R. Picard Productions, Piggy Productions, Inc., Lou Step Productions e Warner Bros. Television.
Criadores: Gy Waldron / Jerry Rushing
Narrador: Waylon Jennings
Elenco:
 - Tom Wopat
 - John Schneider
 - Catherine Bach
 - Denver Pyle
 - Rick Hurst
 - Sonny Shroyer
 - Ben Jones
 - James Best
 - Sorrell Booke
 - Waylon Jennings
 - Byron Cherry
 - Christopher Mayer
Empresa produtora: Warner Bros. Television
Transmissão original: 26 de janeiro de 1979 – 8 de fevereiro de 1985
Episódios: 147, com duração média de 45 minutos, distribuídos em 7 temporadas. 
Gênero:  Ação/comédia
Emissoras no Brasil: Rede Globo, TV Record e Warner Channel.
CURIOSIDADES:
  • O seriado começou como uma adaptação de um filme que Gy Waldron roteirizou e dirigiu sobre traficantes de bebídas ilegais, Moonrunners (1975).
  • A história da série narrava o cotidiano dos Dukes, que viviam na fictícia cidade de Hazzard. 
  • No dia 26 de janeiro de 1979, o episódio piloto “One Armed Bandidts”, foi exibido e imediatamente ganhou popularidade e audiência nos Estados Unidos, não deixou para a Warner outra alternativa senão dar início a série de TV. 
  • Alguns críticos alegam que a má escolha do nome da série no Brasil (Os Gatões), acabou por limitar o seu sucesso com o público masculino brasileiro.
  • O carro dos Dukes fazia muito sucesso no seriado. Chamado de “General Lee”, o Dodge Charger RT, ano 1969, tinha suas portas soldadas e o número 01 pintado. A bandeira Confederada estava impressa no teto e o carro tinha uma buzina que tocava as notas iniciais do hino confederado “Dixie”.

  • O carro tinha motores que variavam do nosso conhecido 318-V8 até os famosos Magnum V-8 440. O Original usado no episódio piloto da série tinha o interior bege e câmbio automático com alavanca no assoalho e motor 440. 
  • O "General Lee" era um dos campeões no recebimento de cartas dos fãs, possuindo ainda hoje legiões e mais legiões de fãs em todo o mundo.
  • Cerca de 200 raros Dodge Charger foram usados no seriado Os Gatões. A Warner tinha contatos espalhados por todos os Estados Unidos, procurando os Charger 69 para o filme. Sempre que encontrava algum, deixava o tradicional bilhetinho no para-brisas perguntando ao proprietário se este tinha interesse em vender o carro. A maioria deles terminou seus dias retorcido num ferro velho, danificados após as inesquecíveis cenas de saltos que o “General Lee” protagonizava.
  • Paul Baxley, o coordenador dos saltos da série disse: “Uma vez que um carro saltou, este está acabado. O choque do impacto destrói a integridade estrutural do carro completamente, até mesmo se não há nenhum dano visível. Nós não usamos o carro nenhuma vez mais depois de um salto. Se o salto não saísse da primeira vez direito, nós fazemos isto novamente com outro carro”.

  • Um dos destaques do seriado era o seu tema de abertura, “Good Ol’ Boys”, interpretado por Waylon Jennings, que também era o responsável pela narração dos episódios nas primeiras temporadas.
  • Em 1997 foi ao ar um especial chamado “The Dukes of Hazzard: Reunion” onde todo o elenco apareceu novamente interpretando os seus antigos personagens. 
  • A Warner Bros e a Hanna-Barbera produziram a versão em desenho animado de Os Gatões com 20 episódios, com as vozes fornecidas pelos próprios atores do elenco original. 
  • Dos episódios produzidos, 18 não foram ao ar com os Dukes originais (Bo e Luke). No quinto ano da série, os atores Tom Wopat e John Schneider deixaram o elenco e foram substituídos pelos atores Byron Cherry (como Coy Duke) e Christopher Mayer (como Vance Duke). Estes atores também conquistaram seu espaço. O motivo dos atores originais terem deixado a série foi uma disputa salarial com a Warner Bros., que não queria pagá-los uma porcentagem na participação das vendas de produtos de “merchandising”. Os atores processaram a Warner e vice-versa. A Warner processou os atores por quebra contratual e eles chegaram a um acordo amigável.
  • Em 2005, houve o filme: "Os Gatões - Uma Nova Balada" (The Dukes of Hazzard), dirigido por Jay Chandrasekhar, baseado na série. O filme é estrelado por Johnny Knoxville (Luke) e Seann William Scott (Bo) e Jessica Simpson (Dayse). (O papel de Dayse no filme de 2005 foi oferecido inicialmente a Britney Spears,que devido a gravidez teve de ser substituida por Jessica Simpson)
  • O ator John Schneider, que ficou conhecido pelos papéis de Bo Duke na série foi quem interpretou Jonathan Kent, pai adotivo do superman, em “Smallville”. No episódio: "Exposed" (E06S05), um antigo amigo de Jonathan (John Schneider), o senador Jack Jennings (Tom Wopat ), chega a Smallville em busca de apoio em sua campanha de reeleição, mas é acusado pelo assassinato de sua amante. Assim, os "Dukes" se reencontraram e a direção brinca com várias cenas que homenageam a antiga série.

Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou de nossa postagem? 

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 

Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.

Aproveite que está por aqui e faça uma visita ao nosso Blog Parceiro: MEMÓRIA MAGAZINE! 👈 Clique Aqui

Postar um comentário

0 Comentários