AÇO (ou STEEL – O Homem de Aço) é mais um daqueles filmes que viraram figurinha carimbada nas tardes do SBT — e, gostando ou não, marcaram época. Um legítimo exemplar do cinema TRASH noventista, feito com mais boa vontade do que orçamento, e que hoje sobrevive principalmente na memória afetiva de quem cresceu zapeando a TV aberta. Não dá para negar: como adaptação live-action de um personagem da DC comics, o resultado é sofrível e até constrangedor. Mas como “sessão da tarde alternativa”, cheia de exageros, figurinos duvidosos e aquele charme involuntário típico da época, ele ganha outro sabor. E se estamos aqui para celebrar (e revisitar) essas pérolas esquecidas da cultura pop, nada mais justo do que resgatar mais essa memória para os nostálgicos de plantão. Preparado? Então vista sua armadura e venha com a gente.
SINOPSE: John Henry Irons (Shaquile O'Neal) cria armas não-letais para o exército americano. Quando vê as armas por ele criadas sendo usadas por uma gangue, John descobre que seu projeto original foi sabotado. Revoltado, ele resolve usar o equipamento do tio Joe (Richard Roundtree) para criar uma armadura, que o faz assumir o codinome Aço. Seu alvo é Nathaniel Burke (Judd Nelson), que autorizou a venda das armas às gangues que agem nas ruas.
Título: AÇO ou STEEL: O HOMEM DE AÇO
Título Original: Steel
Ano: 1997
Título Original: Steel
Ano: 1997
País: EUA
Gênero: Super-herói/Ação/Aventura
Duração: 97 minutos
Direção: Kenneth Johnson
Produção: Quincy Jones, David Salzman e Joel Simon
Roteiro: Kenneth Johnson - Baseado no Personagem da DC Comics, criado por: Jon Bogdanove e Louise Jones Simonson, em 1993.
Elenco Principal:
- Shaquille O'Neal como John Henry Irons/de Aço
- Annabeth Gish como Susan "Sparky" Sparks
- Judd Nelson, como Nathaniel Burke
- Richard Roundtree como o Tio zé
- Irma P. Hall como Vovó Odessa
- Ray J , como Martin
- Charles Napier como Coronel David
- Kerrie Keane como Senador Nolan
- Thom Barry como o Sargento Marcus
- Hill Harper como Ripas
- Rutanya Alda como Mrs. Hunt
- José Palmer como Holdecker
Trilha Sonora: Mervyn Warren
Cinematografia: Mark Irwin
Edição: John F. Link
Companhia produtora: DC Entertainment
Distribuição: Warner Bros.
Orçamento: US$ 16 milhões
Arrecadação: US$ 1,7 milhão
OPINIÃO:
Quando Aço (Steel – O Homem de Aço) chegou aos cinemas, havia uma curiosa combinação de fatores que sugeriam algum potencial: Shaquille O’Neal em plena fama nas quadras, um elenco de apoio experiente e a bagagem de um personagem já conhecido dos quadrinhos da DC. Nada disso, porém, se converte em um filme realmente sólido. Com cara de telefilme e ambições modestas, a produção sofre com atuações engessadas, efeitos especiais frágeis e decisões estéticas questionáveis — especialmente no visual do herói, que está muito distante da imponência vista no papel. O contexto da época também não ajudou: o estúdio pouco acreditou no projeto, o marketing foi tímido e o fracasso de bilheteria acabou sendo apenas mais um item na lista de decepções do cinema de super-heróis dos anos 90.
Ainda assim, Aço não é totalmente desprovido de valor. O carisma físico de Shaquille O’Neal funciona como uma promessa constante e, embora nunca plenamente cumprida, ajuda a sustentar o filme como entretenimento descompromissado. Visto hoje, com olhar nostálgico e expectativas bem ajustadas, ele se encaixa perfeitamente na categoria do trash assumido: exagerado, ingênuo e curioso o bastante para divertir quem aprecia essas relíquias esquecidas da cultura pop. Não é um bom filme, mas é uma memória curiosa — e, para certos sábados à tarde, isso basta.
O personagem foi criado por Louise Simonson e Jon Bognadove para o arco Reign of Supermen de 1993, que trazia os eventos seguintes a morte do Superman Na época, surgiram quatro substitutos para o manto do herói. Sua primeira aparição foi breve e ocorreu em Adventures of Superman #500, quando John Henry Irons saindo de um monte de escombros e clamando por Apocalypse. Porém, sua história só começou a ser apresentada em Man of Steel #22.
O visual e o nome do personagem, John Henry, foram inspirados na lenda americana de um ex-escravo, que devido à sua força descomunal e incrível resistência, ousou confrontar uma máquina a vapor num desafio para cavar um túnel em uma montanha. Portando duas marretas, ele venceu o desafio, morrendo logo depois, devido ao extremo esforço.
Ao longo dos anos, o personagem nos quadrinhos se consolidou como um valioso aliado do Superman, tendo até o seu título próprio, em 1994, e fazendo parte da segunda formação da Liga da Justiça, na fase escrita por Grant Morrison. Com a iniciativa Os Novos 52, John virou um jovem cientista atrelado a projetos governamentais, que se rebela ao saber dos planos de Lex Luthor e do General Sam Lane para o Homem de Aço. Já em Renascimento, ele forma uma equipe com sua sobrinha, Natasha Irons (que também aparece em Superman & Lois) e Lana Lang, para proteger Metropolis.
CURIOSIDADES:
- A produção do filme começou com o produtor musical Quincy Jones e seu parceiro David Salzman. Ambos fãs confessos do personagem nos quadrinhos.
- A avaliação do filme no IMDb é de apenas 2,7.
- No Rotten tomatoes, o filme tem uma classificação de 12%, com base em 25 avaliações, com uma classificação média de 3/10.
- O nome completo de Shaquille O'Neal é Shaquille Rashaun O'Neal, mas o astro é mais conhecido pelo apelido de Shaq. Além de sua carreira como jogador de basquete, O'Neal já lançou quatro álbuns de rap, atuou em 12 filmes, é oficial da reserva da polícia portuária de Los Angeles, lutador de MMA e, atualmente, trabalha como comentarista esportivo no programa televisivo Inside the NBA, da rede norte-americana TNT.
- Kenneth Johnson tem como destaque em seu currículo o crédito pelas séries de TV: O Incrível Hulk, O Homem de Seis Milhões de Dólares, a Mulher Biônica, V - os Visitantes, etc.
- Para ajudar com os aspectos urbanos do diálogo, Kenneth Johnson levou uma cópia do script para o Centro-Sul de Los Angeles e passou um dia com um grupo de crianças para garantir que o linguajar de alguns dos personagens era mais crível.
- Johnson removeu a capa da armadura de "Aço", assim como optou por afastar o personagem de sua tradicional história nos quadrinhos e substituiu-a por protagonistas e antagonistas de sua própria invenção.
- Apesar da recepção negativa ao filme, os críticos elogiaram Annabeth Gish no papel da cadeirante, Susan Sparks. O New York Times classificou o desempenho de Gish no papel como "bom desempenho". O San Francisco Chronicle disse que ela "se tornou também, a primeira heroína cadeirante em um filme de ação de Hollywood.
- As filmagens duraram cinquentra e um dias, sendo que Shaquille O'Neal já estava comprometido em jogar as Olimpíadas de 1996, e em treinar com o Los Angeles Lakers no Havaí. Isto deixou o diretor Kenneth Johnson, com apenas cinco semanas para realizar as filmagens de todas as cenas com O'Neal.
- O personagem Aço também tem uma boa presença fora dos quadrinhos, em animações como Superman : A Série Animada e Liga da Justiça Sem Limites e fora este longa de 1997, recentemente passou a ser visto na série de TV: Superman & Lois.
Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook.
Leia também:
- SCANS - PACOTÃO HQS SAGAS DC, SAGAS MARVEL e VERTIGO - TORRENT
- SCANS | X-MEN: A ERA DE APOCALIPSE (1995)
- SCANS - A Espada Selvagem de Conan - 001 à 205 - COMPLETA
- SCANS - Revistas TEX (Google Drive)
- SCANS - X-MEN (1991) Mega Pack (TORRENT)
- SCANS - THE BOYS (MEGA PACK)
- SCANS - HELLBLAZER (MEGA PACK)
- SCANS - PREACHER COMPLETO! Vertigo/DC Comics
- "CAPITÃ MARVEL" (1968)










0 Comentários