TOP 10 - FILMES INESQUECÍVEIS (parte 1)


Para este TOP 10 selecionamos alguns filmes antigos e (claro!) inesquecíveis que foram marcantes na época do seu lançamento e que atualmente, continuam conquistando admiradores pelo mundo inteiro. Se você ainda não viu, deveria ver! Vale dizer que TODOS os filmes aqui citados tem matérias completas em nosso BLOG. Lembrando ainda que os filmes estão dispostos de modo aleatório e não, por maior ou menor relevância. Então, sem mais enrolação, vamos a matéria!

Leia também: TOP 10 | FILMES IMPERDÍVEIS QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR - parte 2

 

01 - Cidadão Kane (1941)

Orson Wells dirigiu, co-escreveu, atuou e produziu o filme, o primeiro de sua carreira e que ainda nos dias atuais consta em praticamente todas as listas de melhores filmes de todos os tempos. 
A Trama conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo. O uso criativo de técnicas cinematográficas e a exploração da psicologia dos personagens influenciou diretores posteriores, inspirando novas formas de contar histórias e de explorar narrativas. Enfim, um filmaço que não pode ficar de fora de nossa lista.



O filme de Nicholas Ray lançou James Dean para a fama intemporal, no papel de Jim Stark, o herói pop rebelde, bonitão e questionador. Um ícone que se tornou uma referência eterna para muitas outras versões de “rebeldia” nas telonas. 

Um clássico do cinema que mostrava a classe média estadunidense como uma bomba relógio prestes a explodir e cuja história se tornou um prelúdio dos movimentos culturais que iam sacudir o planeta na década seguinte. 

Clique AQUI para mais informações!

03 - HOUVE UMA VEZ UM VERÃO (1971)

O filme apresenta um período na vida de um adolescente na época da Segunda Guerra Mundial, mas o tema central da narrativa não é o grande conflito global, mas sim as inquietações e o florescer da sexualidade de um jovem, e das muitas emoções que permeiam este momento. 

Também conhecido como: Verão de 42, o longa explora uma abordagem distinta dos dramas de amadurecimento, conseguindo  mostrar o lado cômico das angústias adolescentes sem banalizar o tom dramático da narrativa. O roteiro consegue transmitir o caráter pessoal da história, fazendo justiça às suas origens autobiográficas, enquanto a direção abraça com gosto a natureza melancolicamente nostálgica da história. É um filme que diverte e que fala de como certos períodos e experiências que passamos na vida nos despertam saudade, mas não sem uma ponta de tristeza.

Clique AQUI para mais informações!

04 - A Dança dos Vampiros (1967)

Uma épica comédia de horror da década de 60, um filme único que consegue como poucos unir terror e comédia na medida certa. Sim, a obra é uma criativa e divertida sátira aos filmes clássicos de vampiro da Hammer, da Universal e de outras produtoras, com uma pegada que mistura horror e humor com generosas doses de cada um. 

A história é básica: Temos uma dupla de caçadores de vampiros que chegam a um vilarejo isolado da Transilvânia e se acomodam em uma pequena estalagem. Sua missão é encontrar e matar o vampiro cruel que mora num castelo nos arredores do vilarejo. Os nossos heróis são um Professor teórico e seu jovem e ingênuo assistente. O conde sequestra uma bela jovem e a transforma em vampiro, e cabe a dupla de improváveis heróis, invadirem o castelo do vampiro, salvarem a moça e livrarem o mundo das terríveis criaturas da noite.

Clique AQUI para mais informações!

05 - Casablanca (1942)

Considerado um dos maiores filmes de amor de todos os tempos, Casablanca é um verdadeiro clássico do cinema norte-americano dirigido por Michael Curtiz.

Passado na cidade de Casablanca, em Marrocos, durante a Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha o reencontro de Rick e Ilsa, antigos amantes que voltam a se cruzar em circunstâncias peculiares. Mesmo envoltos num clima de perigo e clandestinidade, os dois reacendem uma paixão inesquecível.

Clique AQUI para mais informações!

06 - Cantando na Chuva (1952)

Passada no mundo de Hollywood durante os anos 20, no período da transição do cinema mudo para o falado. O longa nos apresenta uma divertida comédia musical, estrelada (coreografada e co-dirigida) por GENE KELLY que ajudou a definir o gênero.

A narrativa segue a história de Don e Lina, um casal com carreiras de sucesso no cinema mudo que são forçados a se adaptarem às evoluções da sua profissão. O casal precisa superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

Clique AQUI para mais informações!

07 - Laura (1944)

O longa-metragem de suspense, considerado uma das maiores obras do gênero, foi dirigido por Otto Preminger, um cineasta austríaco.

McPherson é o detetive responsável pela investigação da morte de Laura, uma mulher que foi assassinada de forma violenta. No entanto, enquanto vai avançando com o caso, ele sente um fascínio cada vez maior pela vítima.

Clique AQUI para mais informações!

08 - Inferno na Torre (1974)

"Inferno na Torre" tem a 'mão' de Irwin Allen, bastante conhecido pelos amantes de seriados, pois é o responsável por "Terra de Gigantes", "Túnel do Tempo", "Perdidos no Espaço" e "Viagem ao Fundo do Mar". A trama foi baseada em dois livros: "The Tower" de Richard Martin Stern e "The Glass Inferno" de THomas N. Scortia. elenco estelar. E, como bom filme "catástrofe", olonga trás um elenco estelar: Paul Newman, Steve McQueen, William Holden, Faye Dunaway, Fred Astaire, O.J. Simpson, Susan Blakely, Richard Chamberlain, Jenifer Jones, Robert Vaughn, Robert Wagner. 

No dia exato da inauguração de um prédio moderno, um incêndio atinge a construção que, depois é revelado, foi feita com materiais de segunda categoria. A irresponsabilidade e a ganância colocam várias vidas em risco.

Clique AQUI para mais informações!


09 - Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)

Um filme musical de romance que é a cara dos anos 80, Dirty Dancing foi dirigido por Emile Ardolino e é lembrado pelas suas frases lendárias, trilha sonora poderosa e coreografias impressionantes.

O longa-metragem segue o relacionamento proibido de Baby, uma adolescente, e Johnny, seu professor de dança.

Clique AQUI para mais informações!

10 - Os Doze Macacos (1995)

Inspirado no curta-metragem francês La Jetée (1962) de Chris Marker, o filme dirigido por Terry Gilliam foi um sucesso nas bilheterias e também com a crítica especializada.

Em 2027, o planeta foi assolado por um vírus que exterminou grande parte da humanidade e aqueles que sobreviveram precisaram se mudar para abrigos subterrâneos. Cole, o protagonista, é o escolhido para voltar atrás no tempo e descobrir a cura.

Clique AQUI para mais informações!

BÔNUS - O Homem Que Caiu na Terra (1976)

Protagonizado pelo brilhante David Bowie, o filme cult foi dirigido por Nicolas Roeg e baseado em um romance homônimo de Walter Tevis.

O enredo segue o destino de um extraterrestre que vem parar na Terra enquanto está buscando água para o seu planeta. Através de seus conhecimentos tecnológicos, ele precisa se integrar e ganhar dinheiro para reparar sua nave.

Clique AQUI para mais informações!


Gostou desta postagem??? 

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens:




    Postar um comentário

    0 Comentários