NAFTASERIE | LION MAN (1973)

Neste NAFTASERIE vamos recordar um dos mais icônicos tokusatsus da saudosa Rede Manchete. Pois é, quem acompanhava a programação televisiva no final dos anos 80 e início da década de 1990, vibrava com as aventuras de Jaspion e Changeman e pode aproveitar em primeira mão as aventuras inesperadamente dramáticas, com os efeitos mais toscos que já tínhamos visto. Sim, estamos falando do LION MAN, Poderoso Lion Man ou simplesmente, Lion Man Laranja uma produção de 1973 que estreou em 1989. E o que era pra ser uma continuação do Lion Man Branco, por um erro da distribuidora (Top Tape) foi exibido aqui no Brasil como se fosse o primeiro seriado do felino guerreiro. Sem mais enrolação, fique conosco e aproveite mais esta deliciosa nostalgia.

SINOPSE: Essas são as aventuras do jovem samurai Dan Shimaru de 21 anos, na época do Japão feudal, que após ter o irmão Kage Noshin, um honrado guerreiro samurai, assassinado por Nezuma, um monstro humanóide à serviço do Clã Mantor do Diabo, parte para a batalha movido pelo desejo de vingança. Valendo-se de uma misteriosa mochila foguete, o herói proferindo as palavras: “Formação Lion Man” é elevado aos céus onde se transforma no poderoso guerreiro felino: "LION MAN, a dádiva dos ninjas". Em sua jornada, Dan Shimaru encontra muitos amigos e aliados como o casal de órfãos: Shinobu e seu irmão caçula Sankichi que buscam seu desaparecido pai, um habilidoso armeiro; o arrogante e esquentado Yoba que assim como Dan também assumia uma forma felina,no caso a de Jaguar e vivia desafinado Lion Man para um duelo para se provar como o guerreiro mais forte e que as vezes o ajudava em batalha; Tora Jonosuke, um samurai errante que prefere lutar sempre sozinho, também se transforma em Joe Tiger, um frio e inteligente guerreiro sempre usando de estratégia para derrotar seus inimigos e que também ajuda Dan quando necessário na luta contra o maligno cã Mantor. Além de Nijino Nanairo um habilidoso e irreverente samurai. Shimaru também conta com golpes especiais e um arsenal de armas contra seus inimigos como sua capa protetora que o defende de armas de fogo, suas kunais para ataques a distância e a espada Kinsachi que recebeu do seu antecessor o Lion Man Branco.

Durante a transfiguração, o foguete preso em suas costas carregado com um tipo raro de pólvora se transfere com a energia elétrica proveniente da espada e, em pleno ar, ele se transforma em Lion Man, uma dádiva dos ninjas!


Título: LION MAN
Título original: Fuun Lion Maru 
Estréia no Japão: 14/04/1973
Número de episódios: 25
Trilha sonora: Hiroshi Tsutsui
Música tema (abertura): Yuke! Tomo Yo Lionmaru yo
Música tema (encerramento): Yuku Zo! Lionmaru
Criação e planejamento: Souji Ushio (aka Tomio Sagisu) e Takaharu Bessho (TV Fuji)
Roteiro: Toshiaki Matsushima, Shigeru Shinohara, Tomio Sagisu, Haruya Yamazaki e Kazuo Takagiwa
Direção: Koichi Ishiguro, Hiroyoshi Tezeni, Koji Otsuka e Yoshitaka Matsumoto
Realização: P-Production
Emissora no Japão: TV Fuji
Emissora no Brasil: TV Manchete
Elenco:
- Kazuo Kamoshida (Lion Man)
- Ryoko Miyano (Shinobu/Shizue)
- Tsunehiro Arai (Sankichi/Taro)
- Masaki Hayasaki (Hyoba/Black Jaguar)
- Yoshitaka Fukiuhima (Tora Jonosuke Jr.)
- Shingo Fukushima (Joe Tiger)
- Tooru Ootai (Agdar- 1° voz)
- Eisuke Ida (Agdar 2° voz)
- Kiyoshi Obayashi (Senhor Mantor do Diabo – voz)
- Masaaki Okabe (Narrador)


DUBLAGEM BRASILEIRA
- Dan Shimaru/Lion Man - Nelson Machado (1 a 8) e Leonardo Camilo (9 a 25)
- Shinobu - Lucia Helena
- Sankichi - Hermes Baroli
- Tora Jōnosuke Jr./Joe Tiger - Luiz Carlos de Moraes
- Hyouba (Invencível Felino) - Francisco Brêtas
- Lion Man Branco - Líbero Miguel
- Agdar - Gastão Malta
- Mantor do Diabo - Muibo Cury (1ª voz) e Borges de Barros (2ª voz)
- Nijino Nanairo - Nelson Machado
- Dan Cage Noshin - Luiz Antônio Lobue
Estúdio - Álamo
Direção - Gilberto Barolli
Narrador: Carlos Alberto Amaral

Dan Shimaru (Tetsuya Ushio)

CURIOSIDADES:
  • LION MAN (Fuun Lion Maru) foi uma produção para a TV japonesa, no estilo tokusatsu, do gênero Henshin Hero que foi ao ar originalmente pela TV Fuji, de abril a setembro de 1973. A série é a continuação do Lion Man Branco (Kaiketsu Lion Maru), de 1972 que no Japão foi um grande sucesso. O seriado se inseria  no estilo "Jidai Geki" (drama de época), um tipo de produção ambientada no Japão antigo, mostrando principalmente a era dos samurais e o Período Feudal.  
  • No Brasil, Lion Man foi prejudicado por ter sido exibido ao lado de aventuras bem mais modernas e cheias de efeitos reluzentes e pirotécnicos, como CHANGEMAN e JIRAYA. A defasagem de produção (pobre, mesmo para a época) gerou muito preconceito contra as aventuras do herói, o que o fez passar sem relevância pra criançada miúda. Isso, sem mencionar o enredo sério e dramático que também destoava  de outras produções mais moderninhas.

  • Em nenhum momento da série é explicado a origem das habilidades ou poderes do herói, o que deixa tudo com ares de lenda ou folclore. 
  • Ao longo das aventuras, Shimaru também esbarra em outros felinos, como Joe Tiger, personagem que já havia aparecido e morrido nas aventuras do Lion Man Branco, por isso o personagem passou a ser considerado um descendente do original.
  • Lion Man Laranja é um tokusatsu dramático. Crianças, personagens principais e até o suposto alivio cômico morre. Muito diferente de outros seriados de heróis da época e mesmo de outros tokusatsus que vieram depois Lion Man é uma produção cheia de melancolia.  



Gostou deste post?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nossa página no Facebook.
Junte-se a família "NAFTALINA NERD", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
 
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Postar um comentário

0 Comentários