CINE-MEMÓRIA - "FORÇA EM ALERTA" - 'DURO DE MATAR' EM UM BARCO...(E DEPOIS EM UM TREM)!!

 As décadas de 80 e 90 tiveram o cinema dominado por filmes de ação. Junto com eles claro, surgiram os 'atores de ação'. Que como acontece até hoje tem seus 'segundos escalões' (´segunda divisão', como quiser chamar), atores com salário menor mas com filmes constantes. Hoje relembramos um filme que quase levou um destes atores de 'segundo escalão' a 'liga principal'. O filme "FORÇA EM ALERTA". o Ator STEVEN SEAGAL. Vamos relembrar??





O filme "Duro de Matar" é mais que um grande sucesso de bilheteria. Mais do que um filme que transformou em astro da noite para o dia Bruce Willis, que tornou Alan Rickman um ator famoso e John McTierman um nome 'quente' na direção. "Duro de Matar" também redefiniu o gênero filme de ação, tonando-se um padrão para os filmes que vieram depois. Era fácil percebermos a 'espinha dorsal' de "Duro de Matar" em quase todos os filmes posteriormente lançados: um cara, que tinha de vencer sozinho, um grupo de bandidos...




Prova de que seu padrão 'impregnou' os filmes posteriores, é sua própria continuação em 1990 que acabou por se tornar um grande sucesso nas bilheterias também. Ora, com dois sucessos seguidos, era óbvio que um terceiro seria encomendado. E para isto, a FOX começou a comprar roteiros para filmes distintos e verificando se algum poderia ser adaptado a franquia "Duro de Matar". 


E eles acabaram esbarrando com um roteiro de James Haggin com o titulo "Troubleshooter", que falava sobre um navio de cruzeiro sendo tomado por bandidos/piratas e um homem tendo de enfrentá-los sozinho. Mais "Duro de Matar' que isso...A FOX comprou e estava pronta para fazer "DURO DE MATAR 3"! Não fosse um pequeno inconveniente...haviam na ocasião, problemas pessoais entre os produtores Joel Silver e Larry Gordon. E como se não bastasse, entre Silver e o astro Bruce Willis...Isto gerou atraso na produção e filmagem...


"Enquanto isso, em outro lugar"...a Warner Bros estava tentando mudar a imagem de Steven Seagal, tirando-o da 'caixinha' do gênero ação pura e trazendo-o para um papel de ator (coisa difícil)... E para por em ação a árdua missão, foi comprado um roteiro original chamado "Dreadnought" (Encouraçado) escrito por J. F. Lawton. O titulo "Encouraçado" não teve reação positiva em testes junto ao publico, assim foi mudado para "Força em Alerta"


O único porém é que Seagal não aceitou fazer o filme. Foram feitas alterações no roteiro até que Seagal achou que o roteiro "revelava sua inteligência (do personagem)"...e finalmente, aceitou a proposta. 




Outra mudança necessária foi a abordagem da história. Do jeito que estava o filme custaria US$ 100 milhões, porque teria navios de guerra explodindo...Cortando estes 'exageros' o orçamento caiu para US$ 30 milhões. Seagal inclusive deu a ideia de usar o "Memorial de Pearl Harbour", que já teria vários navios no mesmo lugar...


Na história, um poderoso navio de guerra estava sendo descomissionado. E isto ocorreria no dia do "Memorial Pearl Harbour". O detalhe é que o navio faria sua ultima viagem...totalmente carregado com ogivas nucleares!! Durante a viagem bandidos tomam o navio e apenas um homem fica solto para enfrentá-los: o cozinheiro!!


Imaginem o golpe para a Twenty Century FOX ao ver lançado, durante o impasse entre os produtores da franquia 'Duro na Queda' e entre um dos produtores e Willis, o filme "Força em Alerta"...basicamente com o MESMO ROTEIRO de "Duro de Matar 3"??


Ai você questiona: "Mas, 'Duro de Matar 3' não tem este roteiro, é diferente!!". Sim, é diferente porque a FOX teve de achar um outro roteiro e adaptar as pressas para o filme. O que seria um navio cruzeiro tomado por terroristas, virou uma aparente vingança contra o policial McClane. 


"Força em Alerta" acabou se tornando o melhor filme da carreira de Steven Seagal e por pouco não o tirou da 'segunda divisão'. O filme chegou a ser indicado para dois Oscars: Edição de Efeitos Sonoros e Melhor Som. As atuações de Tommy Lee Jones e Gary Busey foram elogiadas pelos críticos (particularmente SEMPRE achei Busey um canastrão de primeira!). 


O filme garantiu ao diretor André Davis a aprovação de Harrison Ford para dirigir "O Fugitivo". Também garantiu a Tommy Lee Jones o papel do agente de recaptura Samuel Gerard. (Tommy Lee Jones abandona então sua 'fase bandido' do cinema e entra na 'fase policial', fazendo o mesmo papel - não o mesmo personagem - em "O Fugitivo"; "U.S.Marshalls" e "Risco Duplo")




Quanto a Steven Seagal, embora seu nome venha encabeçando o elenco. Tommy Lee Jones tem mais tempo em tela. O filme não consegue melhorar a visão do publico e dos críticos sobre Seagal como ator. Sua escolha dos próximos filmes o jogaram de novo na 'liga secundária'. A segunda tentativa com "Força em Alerta 2", chega a ser patética! 




Pois é o mesmo filme, só que se passando em um trem! Para dar uma 'subtrama', colocam a filha do personagem (que como sempre esta em conflito com o pai) no lugar errado, junto aos terroristas. Chega ao cumulo de repetir a briga de facas do primeiro filme, mas com personagem diferente!! O publico não se deixou enganar e o filme foi mal nas bilheterias...



Talvez também se interesse em ler: 

CINE MEMÓRIA - PERSONAGENS FREQUENTES DO CINEMA

NAFTASÉRIE - "THE CAPE" - NASCE UM SUPER-HERÓI (MAS NÃO POR MUITO TEMPO)...

MEMÓRIA DA TV: "ANJO DO ESPAÇO" - DESENHOS (DES)ANIMADOS

MEMÓRIA EM QUADRINHOS - AQUELA VEZ EM QUE O CAPITÃO AMÉRICA SE TORNOU...UM LOBISOMEM!!

NAFTASÉRIE - "HONDO, O DESTEMIDO" (1967)



Postar um comentário

0 Comentários