FILMES INESQUECÍVEIS... ESTRADA PARA PERDIÇÃO


O nosso FILME INESQUECÍVEL da vez é o já quase esquecido: ESTRADA PARA PERDIÇÃO (Road To Perdition). Na minha modesta opinião, um fascinante e envolvente filme sobre máfia, que trabalha excepcionalmente bem um drama familiar sobre o relacionamento entre pai e filho, ambientado nos conturbados anos 30 e dirigido pelo ultra competente Sam Mendes (Beleza Americana). Na trama, baseada na “Graphic Novel” publicada em 1998 pela DC Comics, Michael Sullivan (Tom Hanks) é um assassino da máfia, que junto com seu filho, buscam vingança contra um chefão do crime (vivido magistralmente por Paul Newman) que praticamente o criou.

SINOPSE: Aquele garoto de 12 anos não deveria estar lá. Mas, no momento em que Michael Sullivan Jr. presencia um brutal assassinato, as vidas desse menino e do gangster que é seu pai são destruídas, ao mesmo tempo que seus destinos são unidos para sempre. Agora, perseguidos pela Máfia a quem devotara sua vida, Sullivan e seu filho não têm para onde fugir ou como escapar à perseguição incansável de um sádico assassino. É nessa luta feroz e instintiva pela sobrevivência e para proteger seu filho, que este gangster profissional irá descobrir a honra e a redenção. 


Título: Estrada Para Perdição 
Título Original: Road To Perdition
Ano: 2002
País: EUA
Duração: 117 min
Direção: Sam Mendes 
Roteiro: Max Allan Collins, Richard Pyers Rayner e David Self
Baseado na HQ: "Road to Perdition" escrita por Max Allan Collins, pela DC Comics.
Elenco Principal: 
- Tom Hanks como Michael Sullivan, Sr.
- Tyler Hoechlin como Michael Sullivan, Jr.
- Paul Newman como John Rooney
- Jude Law como Harlen Maguire
- Daniel Craig como Connor Rooney
- Stanley Tucci como Frank Nitti
- Jennifer Jason Leigh como Annie Sullivan
- Liam Aiken como Peter Sullivan
- Dylan Baker como Alexander Rance
- Ciarán Hinds como Fin McGovern
- Anthony LaPaglia como Al Capone
Produtores: Sam Mendes / Dean Zanuck / Richard D. Zanuck
Trilha Sonora: Thomas Newman
Direção de fotografia: Conrad Hall
Direção de arte: Dennis Gassner
Figurino: Albert Wolsky
Edição: Jill Bilcock
Companhias produtoras: DreamWorks SKG / 20th Century Fox / The Zanuck Company
Orçamento: US$ 80 milhões
Arrecadação: US$ 181 milhões



Como muitos fãs desavisados da DC Comics, desconhecem que esse excelente filme, foi baseado em uma “história em quadrinhos” escrita por Max Allan Collins e desenhada por Richard Piers Rayner, resolvemos reunir algumas curiosidades sobre o longa, que deveria fazer parte de qualquer lista de melhores adaptações de comics da editora, ao lado de obras como Watchmen, Cavaleiro das Trevas, Batman 1989, Superman 1978, entre outros.

HQ Estrada para Perdição (Road to Perdition) foi publicado nos EUA pela DC Comics no antigo selo Paradox Press em 1998. A obra, publicada no Brasil pela editora Via Lettera em 2002 em Estrada para Perdição #1 – #3 (2002), serve também como uma homenagem do autor Max Allan Collins ao mangá de Kazuo Koike e Goseki Kojima “Lobo Solitário” (Lone Wolf and Cub). Ambas as histórias tratam de uma relação de pai e filho que é drasticamente modificada por um ambiente hostil.

Prêmios:

  • "Estrada para Perdição" foi indicado a seis (6) Oscars: melhor ator coadjuvante (Paul Newman), melhor direção de arte (Dennis Gassner e Nancy Haigh), melhor fotografia (Conrad Hall), melhor trilha sonora original (Thomas Newman), melhor som (Scott Millan, Bob Beemer e John Pritchett) e melhor edição de som (Scott Hecker). O único a vencer foi Hall em fotografia, de forma póstuma, e seu prêmio foi recebido por seu filho Conrad W. Hall.
  • O filme também foi indicado para três BAFTA Award: melhor ator coadjuvante (Newman), melhor fotografia (Hall) e melhor desenho de produção (Gassner), vencendo nas duas últimas categorias. Hall também venceu um prêmio da American Society of Cinematographers por melhor direção de fotografia em cinema. Newman por sua vez também foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante. Em abril de 2006, a revista Empire elegeu Road to Perdition como o sexto melhor filme baseado em quadrinhos de todos os tempos.

Curiosidades:

1- O produtor Dean Zanuck nunca tinha visto uma graphic novel antes, até que foi lançada a ideia de "Road to Perdition". Folheando as páginas da HQ, ele foi imediatamente fisgado. Zanuck enviou uma cópia para seu pai, Richard D. Zanuck, que estava no Marrocos na época. Ele também se apaixonou pelo projeto e instruiu seu filho a enviar uma cópia da HQ para Steven Spielberg, que ligou de volta dois dias depois, dizendo que queria filmar.

2- Tom Hanks recebeu uma cópia da HQ das mãos de Steven Spielberg. Inicialmente, por estar muito ocupado, Hanks não se interessou pela história, mais tarde ele recebeu o roteiro adaptado de David Self e se apaixonou por completo pelo personagem, ele ligou para Spielberg e disse: "Acabei de pegar esse cara. Se você é homem e tem filhos ... emocionalmente, é devastador."

3- Segundo o escritor Max Allan Collins, a graphic novel "Road to Perdition" foi uma homenagem americana à série de Manga "Lone Wolf and Cub" de Kazuo Koike. Collins citou Koike no início da HQ: "Você deve escolher uma estrada para si mesmo."


4- Certo dia durante as filmagens do longa, o diretor de fotografia Conrad L. Hall estava montando uma foto da lenda Paul Newman, Hall olhou pelo visor e começou a chorar. Quando perguntado porque estava inconsolável, ele apenas respondeu: "Ele era tão bonito. Ele era tão bonito."

5- Tyler Hoechlin, que interpreta o jovem filho de Tom Hanks, Michael Sulivan Jr, recentemente acabou interpretando o Superman na série de TV  “Supergirl”, deixando claro que seu envolvimento com adaptações de HQs, vem de longa data.

Espero que essas curiosidades consigam despertar o interesse dos fãs de quadrinhos, por essa obra que infelizmente, não tem o devido valor reconhecido pelo grande público. Não só como adaptação de “HQ”, mas como um dos melhores filmes de máfia já produzido, que figura de igual para igual no seleto grupo de filmes, que incluem a saga “O Poderoso Chefão” e clássicos do gênero como: “Os Intocáveis”, "Scarface” e “Os Bons Companheiros”.

Texto do amigo: Don Giovanni da Casa das Idéias Nerd

 

Gostou deste post?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nossa página no Facebook. 
Junte-se a família "NAFTALINA NERD", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse: 

 

Postar um comentário

0 Comentários