VOCÊ CONHECE... BATFINO ???

 


Desta vez vamos resgatar a MEMÓRIA de um corajoso morcego heróico que usa um uniforme amarelo com um enorme B em vermelho no peito e que possui asas que "são como uma couraça de aço". O seu verdadeiro nome é desconhecido, mas ele atende pelo codinome: BATFINO, o super-herói morcego que pegou carona nas aventuras do Batman de 66. No Brasil foi exibido pela Record nos anos 80. Nos anos 90, chegou a ser reprisado pela Bandeirantes e também no canal por assinatura: Nickelodeon, sendo reprisado uma última vez pelo canal Boomerang em 2006. Lembrou? Não conhece? Ficou curioso? Não perca mais tempo, avance neste post e se divirta em mais uma de nossas matérias repletas de curiosidades, informações e muita nostalgia. Boa Leitura!

SINOPSE: BATFINO é um intrépido super-herói morcego, dotado de indestrutíveis asas de metal. Sempre na companhia de seu inseparável ajudante, Karatê, lutam contra vilões bizarros como: Fatman, Sr. Boomer, Irmão Ganso e Ebeneezer, The Freezer, além do mais frequente "o cientista louco mais louco do mundo", vilão recorrente, Hugo A-Go-Go.

Título: BATFINO
Título origina: Batfink
País: EUA
Lançamento original: 21 de abril de 1966 à 4 de outubro de 1967
Criado por: Hal Seeger
Escrito por: Dennis Marks Heywood Kling
Emissora: KTLA.
Produção: Hal Seeger Produções / Golden West Broadcasters
Episódios: 100, com duração média de seis (6) minutos cada.


Criada no rastro do sucesso do seriado
"BATMAN" estrelado por Adam West que estreara em 1966, o desenho "Batfino" ("Batfink") foi desenvolvido e produzido por Hal Seeger. O próprio Seeger idealizou a série animada como uma paródia do seriado do homem morcego e, por essa razão foi feito às pressas, com pouco dinheiro investido, o que fez com que muitos trechos dos episódios fossem reutilizados. "Batfino" foi lançado poucos meses depois da estréia da série de Adam West.
Mesmo com uma produção apressada e com pouco recurso financeiro, o curioso desenho animado fez bastante sucesso. Em especial no Reino Unido, onde se tornou uma série cultuada, algo que ajudou no sucesso da animação posterior "Danger Mouse"
Como o próprio nome revela, Batfino era uma espécie de morcego antropomórfico com traços misturados com um felino que possuía um par de asas metálicas, por conta disso alguns o descrevem como um ciborgue. Ele trajava um uniforme amarelo com um enorme B em vermelho no peito e um par de luvas e botas de mesma cor. Além das indestrutíveis asas, o pequeno herói possui um radar supersônico. No combate ao crime, Batfino contava com o auxílio de seu fiel parceiro e amigo: Karatê, um japonês grandalhão e especialista em artes marciais que apesar de ser bom de luta tinha pouca inteligência e era geralmente usado como alívio cômico. Usando o bordão: “suas balas não me atingem, minhas asas são como uma couraça de aço”, Batfino e Karatê usavam o Batilac (um fusca cor de rosa estilizado como morcego) para se locomoverem pela cidade quando atendiam o chamado de emergência do Chefe de Polícia.
Somente no último episódio da série intitulado "Batfink: This Is Your Life", é revelado que o herói obteve seus poderes quando nasceu em uma mina de plutônio abandonada e que ele perdeu suas asas naturais quando criança enquanto salvava a vida de sua mãe, depois que condenados fugitivos explodiram suas cavernas no topo da montanha. Este incidente o motivou a se tornar um combatente do crime.

Anos antes de filmes como "Deadpool", ou mesmo dos quadrinhos da "Mulher-Hulk", o desenho "Batfino" já usava o recurso de quebra da 4° parede quando o vilão Hugo A-Go-Go conversava com o público e com o narrador. Uma das características do seriado animado eram os episódios terminados com "cliffhangers", mostrando o herói em perigo mortal, então a ação era pausada e o narrador perguntava dramaticamente se o herói escaparia daquele perigo e a conclusão acontecia no episódio seguinte.Algo bem parecido com o que acontecia no seriado do Batman.
Aqui no Brasil, o desenho foi exibido na TV Exelsior nos anos 60, sendo reprisado pela Record nos anos 80. Nos anos 90, chegou a ser reprisado pela Bandeirantes e também no canal por assinatura: Nickelodeon, sendo reprisado a última vez pelo canal Boomerang em 2006. 

CURIOSIDADES:
 - o desenho além de ter se inspirado na série "Batman", também pegou elementos da série "O Besouro Verde" como o carro estilizado e o assistente oriental; 
 - Dois episódios escondiam uma mensagem política ("Spin the Batfink" e "Bride and Doom") dividida em duas partes que juntas se leriam: "A força mais perigosa na América hoje é Walter Reuther e sua máquina política. É hora de percebermos que eles pretendem governar este país. Quando os editores de obscenidades colocarem ..." "... capa suja de um livro limpo, vamos pegá-lo pelo valor de face e chamá-lo de lixo e jogá-lo no rio."
 -  BATFINO foi produzido pela Hal Seeger Studios, na Cidade de Nova Iorque e também por Bill Ackerman Productions em Midland Park, Nova Jersey. Foi distribuída pela Screen Gems e apresentado nas estações locais ao longo dos anos 80. A Nickelodeon também apresentou os episódios de Batfino por um breve momento em Weinerville e também na série de "Nick in the Afternoon" na década de 90. Em setembro de 2006, ele retornou pela U.S. como parte de "Cartoons Without a Clue" e na linha de mistérios da Boomerang nos finais de semana.
 - No Brasil, a dublagem foi feita pela A.I.C. de São Paulo, a com as vozes de Carlos Alberto Vacari (Batfino) e José Soares (Karatê).


Postar um comentário

0 Comentários