ANIME EM FOCO | GTO - Great Teacher Onizuca (1999)


A coluna ANIME EM FOCO é uma forma de nosso modesto blog prestigiar os otakus nostálgicos e também de apresentar o melhor do passado pra uma nova geração que deixou de ver muita coisa boa que já foi produzida nas terras do sol nascente. Assim sendo, neste post vamos resgatar um anime do inicio dos anos 2000, que apesar de na época não ter chegado a TV brasileira, ainda assim conquistou muita gente. Hoje vamos falar de GTO - Great Teacher Onizuca um anime que como poucos, conseguiu impactar a muitos fãs do gênero. Agora chega de papo furado e vamos ao que interessa. Fique conosco e divirta-se!

 
SINOPSE: Onizuka Eikichi é um rapaz de 22 anos que no seu tempo de escola era líder de uma gangue de motociclistas da pesada e faixa preta em Karatê. Depois de se formar numa faculdade de quinta-categoria em Estudos Sociais, resolve exercer a profissão de lecionador, mesmo não tendo a mínima aptidão para o cargo. Com muito sacrifício, Onizuka consegue um emprego em um colégio e vai dar aula para uma turma fora do normal. Utilizando métodos pouco convencionais, ele procura colocar seus alunos na linha, tornando-se amigo, compreendendo-os e mostrando á eles que um professor também possui sentimentos (do modo mais difícil para eles). E claro, aproveitando pra ver as garotas de uniforme escolar e tentar conquistar Azusa Fuyutsuki, uma professora da mesma escola.
 

 
O Anime Great Teacher Onizuka, mais conhecido como GTO, nos apresenta a história de Onizuka Eikichi e sua vida como professor escolar. Sendo que Onizuka está bem longe de ser um típico professor. Ele é um ex-líder de uma gangue de motoqueiros (a Oni-Baku, cujas aventuras foram relatadas no mangá Shonan Junai Gumi, animado também em 5 OVAs), faixa preta de Carate e cuja motivação inicial para ser professor surgiu quando ele foi rejeitado por uma jovem estudante colegial, pois ela estava tendo um caso com um velho senhor. Onizuka entendeu que isso só acontecia por que o senhor era um professor universitário e essa relação entre professor e aluno poderia ser um caminho fácil para Onizuka conquistar garotas. Dessa forma, com este objetivo em mente, ele conseguiu entrar e se formar em uma faculdade de quinta categoria para se tornar professor.

Aos que se interessarem por esta série, mas possam estar receosos de vê-la recomendo que assistam ao primeiro episódio, pois nesse episódio temos um pouco de tudo que será encontrado no restante dos outros 42 episódios.


GTO, antes de ser um anime é um mangá da autoria de Tohru Fujisawa, publicado na Shonen Magazine entre 1997 e 2002, contabilizando 25 volumes. Seu personagem principal é oriundo de uma série anterior chamada “Shounan Jun’ai Gumi!”, na qual Onizuka e seu amigo Ryuji (que também aparece em GTO) são líderes de uma gangue de motociclistas da região de Shounan, e que teve 31 volumes. Ambas as séries foram sucesso, o que fez o autor publicar mais duas obras centradas nesse universo: “Bad Company” e “GTO – Shounan 14 Days”. É importante ressaltar que o anime de Great Teacher Onizuka só compreende até o início do volume 14 do mangá, sendo recomendada a leitura deste para conhecer o final da história.

GTO é um clássico anime de comédia com a temática desenvolvida numa escola e seus posteriores desdobramentos. Apesar de não ter uma trama sequencial, e sim várias pequena histórias desenvolvidas ao longo de seus 43 episódios, o modo como estas se desenrolam faz com que seja impossível resistir ao impulso de assistir o próximo episódio querendo saber o que vai acontecer no próximo a seguir, quem será o próximo estudante a “entrar para o time” de Onizuka.
 

A animação ficou a cargo do famoso Studio Pierrot, cuja qualidade é muito boa, mesmo para os padrões atuais, não deixando nada a desejar em comparação a outras.

GTO tem duas aberturas, ambas animadas e muito boas. A primeira chama-se “Driver’s High”, da banda  L’Arc~en~Ciel, e a segunda que se chama “Hitori No Yoru”, do Porno Graffitti. Ambas muito boas, embora a primeira se destaque. Quanto aos encerramentos, é seguido o tradicional das animações japonesas, sendo estes mais lentos, embora não menos bons, com destaque para o terceiro, ‘Cherished Memories”, da banda Hong Kong Knife.

GTO é um anime altamente recomendável para todos que gostam deste estilo de humor temperado com boas doses de lições de vida. Pois, mesmo que de uma forma escrachada, Onizuka acaba mostrando que não vale a pena desistir de seus sonhos, e que nada é impossível, sendo ele próprio um exemplo disso.

GTO já virou dorama e teve um filme live-action. A série escrita por Tohru Fujiwara venceu em 1998 o prêmio Kodansha de Manga na categoria de melhor Shonen.


BÔNUS:
Para assistir (ou baixar) TODOS os episódios, clique AQUI!
 

Gostou da postagem?

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:
 
 Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.

Aproveite que está por aqui e faça uma visita ao nosso Blog Parceiro: MEMÓRIA MAGAZINE! 👈 Clique Aqui


Postar um comentário

0 Comentários