LENDAS... GLENN FORD, O GATILHO MAIS RÁPIDO DE HOLLYWOOD



Desta vez o LENDAS DE HOLLYWOOD trás uma das inesquecíveis estrelas do cinema, o ator que ficou famoso como o gatilho mais rápido dos filmes de faroeste de Hollywood, conseguindo sacar sua arma e atirar em apenas 0,4 segundo. Hoje vamos resgatar a MEMÓRIA do inesquecível GLENN FORD, também muito lembrado por seu papeis nos filmes ‘Gilda’ e ‘Os corruptos’.  Não perca esta oportunidade e conheça um pouco da história deste excepcional ator por trás de centenas de personagens. Boa Leitura! 


GLENN FORD foi um ator canadense, cujo verdadeiro nome era Gwyllyn Samuel Newton Ford, nasceu em Québec, no dia 1º de Maio de 1916 e faleceu aos 90 anos em Los Angeles, no dia 30 de agosto de 2006. 


Ford atuou em mais de 200 filmes, tornando-se uma das estrelas mais constantes no cinema. Embora tenha aparecido com mais constância em filmes de faroeste, interpretou tanto heróis, como vilões. Sua carreira começou em 1939, no filme "Heaven with a Barbed Wire Fence" (Em tradução livre: "Paraíso com uma Cerca de Arame Farpado"), mas só ganhou destaque como ator ao participar do filme ‘Os corruptos’ (1953), do diretor Fritz Lang, no qual faz um policial que quer se vingar do assassinato da sua mulher. Contudo, seu primeiro filme de grande orçamento foi o romântico ‘Gilda’ (1946), dirigido por Charles Vidor, com Rita Hayworth. 

Embora tenha atuado em vários gêneros de filmes, alguns de seus papéis mais significativos foram nos filmes noirs Gilda (1946) e Os Corruptos (1953). No entanto, foi por comédias ou faroestes que recebeu os louros por seu talento na atuação, incluindo três indicações para o Globo de Ouro de Melhor Ator de Comédia, vencendo por Dama por um Dia (1961). Ele também desempenhou um importante papel coadjuvante como o pai adotivo de Clark Kent, Jonathan Kent, em Superman (1978).


Curiosamente, ainda em inicio de carreira, Ford deixou o cinema para se alistar na Marinha americana em dezembro de 1942, onde serviu por dois anos e meio. 

Em outubro de 1943, casou-se pela primeira vez, com a dançarina Eleanor Powell.

Terminada a guerra, Glenn Ford voltou ao cinema em 1946, com um filme que se tornaria um marco em sua carreira, "Gilda", ao lado de Rita Hayworth, com quem o ator manteve um romance. 

No mesmo ano, trabalhou também com Bette Davis em "Uma Vida Roubada", também em 1946.

Nos anos seguintes, fez "Os amores de Carmen" e "O Homem de Meus Amores", em 1948, "Escravos da ambição", em 1949,  "O Sentenciado" e "Sangue e neve", em 1950, "A Luva de Ferro" e "Uma Vida em Trinidad", em 1952.  

Em 1955, entrou para a Metro Goldwin Mayer (MGM), onde viveria o auge de sua carreira. 


Filmes inesquecíveis como "Desejo Humano" e "Sementes da Violência" levaram o seu nome para a lista dos 10 atores de maior bilheteria do ano, se tornando um astro nacional.

Também estrelou "A Casa de Chá  do Luar de Agosto" (The Teahouse of the August Moon), em 1956,uma comédia onde atuou ao lado de Marlon Brando.

Atuou em Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (The Four Horsemen of the Apocalypse) em 1962, dirigido por Vincente Minnelli.

Em 1984, foi internado pela terceira vez numa clínica para desintoxicação de alcoólatras.

Seus problemas com a bebida foram a causa de sua separação de Cynthia Hayward, sua terceira mulher, 32 anos mais jovem que ele, com quem estava casado desde 1977.

O ator passou seus últimos anos num rancho onde se dedicava à criação de cavalos.

Seu delicado estado de saúde impediu que comparecesse a um tributo aos seus 90 anos, em Hollywood, mas na ocasião gravou um vídeo afirmando que queria estar presente, e que estava fazendo o melhor que podia. 

"Há tantas coisas que gostaria de agradecer", disse.


CURIOSIDADES:

  • Seu nome artístico veio da cidade natal de seu pai (Newton Ford), GLENFORD, Alberta.
  • Cinco de seus filmes foram selecionados para o National Film Registry pela Biblioteca do Congresso como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente" significativos: Gilda (1946), The Big Heat (1953), Blackboard Jungle (1955), 3:10 a Yuma (1957) e Superman (1978).
  • Ford comentou certa vez que seu pai não teve objeções ao seu crescente interesse em atuar, mas disse a ele: "Tudo bem se você tentar ser um ator, desde que aprenda alguma coisa antes. Ser capaz de desmontar e montar um carro. Ou ser capaz de construir uma casa, cada pedaço dela. Então você sempre terá algo." Pois bem, Ford acatou o conselho e, durante os anos 1950, quando já era um dos atores mais populares de Hollywood, ainda trabalhava regularmente com instalações hidráulicas, elétricas e de ar condicionado em diversas casas.
  • Ele foi designado em março de 1943 para o serviço ativo na Base do Corpo de Fuzileiros Navais em San Diego. Com o serviço da Guarda Costeira, ele foi oferecido um cargo como oficial, mas Ford recusou, sentindo que seria interpretado como tratamento preferencial para uma estrela de cinema e, em vez disso, entrou para os fuzileiros navais como soldado raso.
  • Ford recebeu várias medalhas de serviço por seus três anos no Corpo de Fuzileiros Navais da Reserva: Medalha de Campanha Americana e Medalha de Campanha Ásia-Pacífico e a Medalha da Vitória na Segunda Guerra Mundial, criado em 1945 para qualquer um que estivesse na ativa desde dezembro de 1941. Após a guerra, Ford continuou sua carreira militar na Reserva Naval durante a Guerra do Vietnã , alcançando o posto de capitão.
  • O filme de 2006: "Superman: O Retorno" inclui uma cena onde Martha Kent (interpretada por Eva Marie Saint ) fica ao lado da lareira da sala de estar depois que Superman retorna de sua busca para encontrar os restos de Krypton. Sobre a lareira está uma foto de Glenn Ford como Jonathan Kent.
  • Glenn Ford foi casado 4 vezes: Eleanor Powell (1943-1959); Kathryn Hays (1966-1969); Cynthia Hayward (1974-1977) e Jeanne Baus (1993-1994).
  • Glenn Ford faleceu aos 90 anos, em Los Angeles, no dia 30 de agosto de 2006, de derrame cerebral. 

DUBLADORES:

  • Carlos Campanile - Gilda, Os Corruptos, Ao Despertar da Paixão, Escravas do Medo, A Grande Cilada, Santee: O Vingador;
  • Guálter França - Ginetes Intrépidos, Não Caia na Água Marujo, Pistoleiro do Rio Vermelho;
  • Garcia Júnior - Melodia Interrompida, Cimarron;
  • Silvio Navas - Os Amores de Carmen, Smith;
  • Wolner Camargo - No Velho Colorado, Um Pecado em Cada Alma;
  • Alfredo Martins - Midway;
  • Antonio Cardoso - Feliz Aniversário Para Mim;
  • Ary de Toledo - Decisão Amarga;
  • Domício Costa - Sementes da Violência;
  • Ênio Santos - A Pistola do Mal;
  • Francisco Milani - Casa de Chá do Luar de Agosto;
  • Guilherme Lopes - Superman - O Filme (Versão Estendida);
  • Isaac Bardavid - Sangue por Sangue;
  • Jomeri Pozzoli - Superman - O Filme (DVD);
  • José Santana - O Céu à Mão Armada;
  • José Santa Cruz - Superman - O Filme (Globo);
  • Lauro Fabiano - Dinheiro é Armadilha;
  • Maurício Barroso - A Irmandade do Sino;
  • Nilton Valério - Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse;
  • Orlando Prado - Irresistível Forasteiro;
  • Sérgio Moreno - Gilda (Redublagem);
  • Waldir de Oliveira - Superman - O Filme (Dublagem Original);
  • Seriado: Carlos Campanile - Glenn Ford é a Lei;
  • Outras Produções: Luiz Carlos Persy - Documentário: Rita Hayworth: Dançando Num Sonho


BÔNUS: Filme Completo - GATILHO RELÂMPAGO (The Fastest Gun Alive) - 1956

Sinopse: Para vingar-se do homem que abusou de sua mulher e depois a matou, o xerife se une a uma quadrilha de bandidos ao qual pertence seu inimigo. Tomando cuidado para não deixar revelar quem realmente ele é, o xerife inicia seu plano de vingança.

Também conhecido pelo título: "Frente a Frente com Pistoleiros".


Gostou desta postagem???

Talvez se interesse por estas outras postagens:

Não esqueça de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.

Aproveite que está por aqui e faça uma visita ao nosso Blog Parceiro: MEMÓRIA MAGAZINE!

Postar um comentário

0 Comentários