HANNA BARBERA APRESENTA...HERÓIS DA TV!

Em nossa contínua busca por saudosas e curiosas lembranças do passado, nós do NAFTALINA NERD decidimos resgatar uma divertida fase dos quadrinhos nacionais. Hoje vamos lembrar das revistas HERÓIS DA TV. A Abril, em meados da década de 70, já teve uma linha de publicações reservada para adaptações em quadrinhos dos desenhos animados da TV, principalmente os produzidos pela Hanna-Barbera. Quem foi criança nessa época, com certeza vai lembrar. Já os curiosos que não viveram esse momento, aproveitem a oportunidade para saciar a sede de curiosidades do passado. Boa Leitura!

Obs: Como BÔNUS desta postagem, disponibilizamos um link para quem quiser baixar as SCANS das revistas.


O título Heróis da TV já foi aproveitado em três séries lançadas pela Editora Abril, o mais conhecido é o segundo, contendo histórias dos super-heróis da Marvel. Porém, nesta primeira eram apresentas histórias adaptadas dos populares desenhos animados, principalmente os produzidos pela Hanna-Barbera. 

Originalmente essas histórias foram publicadas nos EUA, em diversos títulos da Editora Gold Key (selo da Western Publishing) e os super-heróis respectivamente saíram em "Hanna-Barbera Super TV Heroes" que teve somente 8 edições, sendo uma especial e dedicada ao Space Ghost.  E é por serem tão poucas, que o recurso do "mix" adotado pela Abril se mostrou muito eficiente, possibilitando que seu título durasse por quatro anos, de 1975 a 1978. Ou seja, enquanto nos EUA cada personagem teve sua própria revista e estas se limitaram a apenas 8, aqui no Brasil a publicação trazia diversas histórias de variados personagens. Deste modo, o selo Heróis da TV foi publicado entre Junho de 1975 e Janeiro de 1978. Tendo sido lançadas 32 edições em "formatinho", com 68 páginas coloridas.


Nos anos de 1960, havia uma publicação também chamada de HERÓIS DA TV, sendo que esta era da Editora: O Cruzeiro, que trazia personagens infantis adaptados de desenhos animados como Manda-Chuva e Gasparzinho.

No final de 1972, a Abril publicou a revista: Os Flintstones e Outros "Bichos", que apresentava histórias com personagens clássicos da Hanna Barbera, como Os Flintstones, Zé Colméia, Manda Chuva, Dom Pixote, Leão da Montanha, Pepe Legal , Bibo Pai e Bóbi Filho, Olho Vivo e Faro Fino, Maguila, Patinho Duque, Os Jetsons, Jambo e Ruivão, entre outros. A revista fez sucesso e o logo surgiram outras revistas alternativas, na mesma linha, tais como: "Zé Colméia", "Manda Chuva" e "Os Jetsons".

Em 1974, a Abril lançou a revista: "Diversões Juvenis", onde cada
edição trazia diversas aventuras com personagens diferentes, como o Pica-Pau, a Pantera Cor de Rosa, Super Mouse, Alceu e Dentinho e até alguns personagens brasileiros, como Satanésio e a Turma do Pererê, do cartunista Ziraldo. Algumas edições também trouxeram histórias com personagens da Hanna Barbera, como:"Corrida Maluca", "Scooby Doo", "O Fantasminha Legal" e "O Urso do Cabelo Duro", "Os Muzzarellas" e depois (à partir do nº 15) vieram as histórias com as primeiras aventuras dos super heróis da Hanna Barbera, como: "Space Ghost", "Mightor", "Os Herculóides", "Homem Pássaro" e depois do nº 17, histórias dos"Banana Splits", "Máquinas Voadoras ", "Os Apuros de Penélope" e "É o Lobo"; e foi assim, que com a popularização destes diversos personagens em quadrinhos que em 1975, a Editora Abril lançou a revista "Heróis da TV".

Apesar de o título: "Heróis da Tv" ter durado poucos anos, ainda hoje é muito valorizado pelos colecionadores de HQs. Lembrando que, segundo muitos leitores, esta é uma das melhores fases destes personagens.
Vale dizer que os personagens da Hanna Barbera (e também alguns da Disney) tiveram aventuras criadas por artistas brasileiros da Editora Abril que foram publicadas na revista.

Curiosamente, as publicações promoveram a alteração dos nomes de alguns personagens famosos dos desenhos animados, como por exemplo: o Salsicha, do Scooby-Doo, aparecia na revista com o nome de Barbicha, Feiticeira Faceira, foi chamada de Bruxa Cativante, ao Esquilo sem Grilo, era o Esquilo secreto e etc.
Segue abaixo a lista dos desenhos animados da Hanna Barbera que tiveram histórias em quadrinhos adaptadas para a revista:

- A FORMIGA ATÔMICA
- PRECIOSO, O CÃO SABIDÃO (O Xodó da Vovó)
- OS URSOS CAIPIRAS (Zé Buscapé)
- O ESQUILO SECRETO (O Esquilo Sem Grilo)
- A LULA LELÉ
- A BRUXA CATIVANTE (A Feiticeira Faceira)
- OS IMPOSSÍVEIS (apenas uma história foi publicada)
- FRANKENSTEIN JR.
- O FANTASMA DO ESPAÇO (Space Ghost)
- DINO BOY
- OS HERCULÓIDES
- ZAN, O GÊNIO DA ARÁBIA (Shazzan)
- O PODEROSO TOR (O Poderoso Mightor)
- MÓBI DIQUE (Moby Dick)
- O HOMEM PÁSSARO
- GALAXY TRIO (na edição número 15 da revista "Diversões Juvenis" eles tinham aparecido como "Trio Galáxia")
- SANSÃO E GOLIAS (O Jovem Sansão)
- OS QUATRO BANANAS (Os Banana Splits; em aventuras bem diferentes do show feito para a TV)
- OS CAVALEIROS DA ARÁBIA
- OS TRÊS MOSQUETEIROS
- MICROAVENTURAS (apenas uma história foi publicada)
- AS AVENTURAS DE GULLIVER (apenas uma história foi publicada)
- AS AVENTURAS DE HUCK FINN (apenas uma história foi publicada)
- A CORRIDA MALUCA
- A ESQUADRILHA ABUTRE (Máquinas Voadoras)
- OS APUROS DE PENÉLOPE
- GATOLÂNDIA (A Turma da Gatolândia)
- BERNARDO E LANOSO (É o Lobo)
- MOTORRATO E AUTOGATO (Zé Bolha e Juca Bala)
- SCUBIDU (Scooby Doo, Cadê Você?; foi o que teve mais histórias publicadas)
- OS GLOBETROTTERS
- OS TREMENDÕES
- O FANTASMINHA MEDROSO (O Fantasminha Legal; nos quadrinhos ele tem uma namorada fantasma chamada Priscila que nunca apareceu no desenho)
- O URSO XAMPU E SUA TURMA (O Urso do Cabelo Duro)
- FOLIAS ROMANAS (Os Muzzarellas)
- GRANDE POLEGAR, DETETIVE PARTICULAR
- TONI CASSIANO (Butch Cassidy; apenas uma história foi publicada, uma adaptação fiel ao quarto episódio do desenho intitulado "O Caso das Pérolas")
- CHISPINHA (Speed Buggy; e talvez esse título tenha agradado porque no desenho "Ho Ho Límpicos" ele reapareceu com esse nome)
- A FAMÍLIA ADDAMS
- HONG KONG FU
- O VALE DOS DINOSSAUROS
- KORG 70.000 ANOS A. C. (Korg e o Mundo Misterioso)
- CARANGOS E MOTOCAS
- DINAMITE, O BIONICÃO (uma única história publicada na número 30)

Aproveite que está por aqui e faça uma visita ao nosso Blog Parceiro: MEMÓRIA MAGAZINE! 👈 Clique Aqui


Postar um comentário

2 Comentários